Netflix deixará baixar vÁ­deos para assistir offline em breve… Mas nega

1092

Sim, hoje estou novamente disposto a levantar a poeira de um tema bastante polêmico para o mundo da tecnologia e que com certeza É o desejo de uma boa parcela de usuários no Netflix.

ConteÁºdo offline, mais precisamente, a possibilidade de baixar conteÁºdo do Netflix para assistir depois, quando não se acesso a uma boa conexão de internet.

O Netflix sempre negou que vai disponibilizar esta funcionalidade, e continua negando, mas tem deixado rastros cada vez mais convincentes de que já está se preparando para disponibilizar o conteÁºdo offline.

E como foi que eu cheguei nesta conclusão, já que muitos dirão, não há esta informação em outros sites de tecnologia.

Recentemente o Netflix abriu algumas vagas de emprego para contratar os programadores que desenvolvem para o PopCorn Time, eu falei sobre isto na matÉria Sim, o Netflix original quer o PopCorn Time, o Netflix pirata.

PopCorn Time, P2P, Video streaming, conteÁºdo offline… O PopCorn Time disponibiliza tudo isto, apesar de a melhora para o streaming ser a parte mais visÁ­vel da plataforma.

O Netflix arrumou a desculpa de que quer usar as melhorias trazidos pelo P2P para aliviar a gosto de banda de internet causado pelo uso do streaming de vÁ­deos no Netflix.

No entanto, a plataforma vem crescendo bastante e analisando os relatórios de Á­ndice de conexões de internet mensalmente, tem notado que ou tem sofrido cada vez mais traffic shapping das operadoras de internet, que É o controle de velocidade de conexão em que as operadoras escolhem baixar a velocidade de conexão para certos serviços da internet, como o Netflix, ou as conexões de internet realmente estão piorando.

Resumindo, uma boa parcela de seus usuários tem tido uma experiência ruim de uso do Netflix por conta de problemas de conexão Á  internet.

Ora, o Netflix tem investido montanhas de dinheiro para disponibilizar conteÁºdo em altas resoluções, inclusive em 4K, e seus usuários estão cada vez menos podendo aproveitar desta alta qualidade de imagem do Netflix, ou são obrigados a assistir me resolução mais baixa ou são obrigados a enfrentar travamentos durante a reprodução.

Desde que saiu a notÁ­cia sobre contratar desenvolvedores do PopCorn Time eu estive trocando e-mails com algumas pessoas que julgo saberem muito mais que eu sobre o assunto e as considerações que você leu acima não partiram de mim, mas de algumas pessoas que estão mais próximos ao Netflix e em quem eu confio bastante nas opiniões.

Do ponto de vista do negócio, o Netflix oferecer a possibilidade de ter conteÁºdo offline para assistir posteriormente É uma forma de fortalecer a experiência de uso do assinante do Netflix e conter a perda de assinantes por questões de dificuldades para assistir ao conteÁºdo. Para melhor entendimento, o negócio Netflix precisa oferecer boa experiência de vÁ­deo para os seus clientes, experiência esta que se degradando atualmente pelo motivo das operadoras estarem boicotando as conexões streaming do Netflix.

O mais lógico É que não será possÁ­vel para o assinante baixar muito conteÁºdo offline ao mesmo tempo, ou seja, o Netflix deverá limitar a uma certa quantidade de conteÁºdo offline que o cliente pode ter em seus dispositivos e se ele quiser baixar mais terá que deletar conteÁºdo baixado anteriormente.

O conteÁºdo offline baixados deverão ter forte criptografia e possivelmente uma forma de assinatura digital para que não possam circular entre diferentes dispositivos que não o que o baixou.

Pode atÉ mesmo ser que a função offline só seja disponibilizada para determinados aparelhos que dificultem a cópia dos arquivos baixados.

Alguns apostam que será possÁ­vel atÉ mesmo programar os dispositivos para baixar o conteÁºdo que se quer assistir posteriormente.

Os primeiros sinais do P2P no Netflix deve vir em forma de um sistema de cache mais eficiente, em que o assinante poderá escolher um maior cache do conteÁºdo a ser assistido, isto fará o conteÁºdo demorar um pouco mais para começar a ser reproduzido mas tambÉm deverá garantir que a imagem seja a melhor possÁ­vel e sem travamentos.

Em 2016 deveremos ter boas novidades sobre isto no Netflix, e a imprensa especializada publicando esta mesma notÁ­cia que estou me arriscando a publicar agora.


netflix-offline