GLOBO MORREU MAS PASSA BEM – PREJUÍZO DE 500 MILHÕES AINDA NÃO É O FIM DA EMISSORA

1665

Quem segue o GPS.Pezquiza.com há anos se lembra que eu já havia adiantada aqui no site a situação que agora está se desenrolando na Rede Globo de Televisão.

O que diferenciou o cenário de lá para cá é que alguns players que estavam previstos para investir pesado no mercado brasileiro ainda não mostraram as caras por aqui, enquanto isto a emissora resolveu fazer alguns ajustes que, para a visão dos mais leigos, parece demostrar que o grupo Globo como um todo está quebrando. Esperem, não é bem assim.

“DISNEYLÂNDIA” NO BRASIL MARTELA MAIS UM PREGO NO CAIXÃO DA GLOBO

GLOBO: EM QUEDA NA TELEVISÃO MAS EM ASCENSÃO NA INTERNET

GLOBO EXPULSA DA TV PAGA DO JAPÃO POR BRASILEIROS RESIDENTES NAQUELE PAÍS [A HISTÓRIA REAL]

A realidade no entanto é que a Globo está movendo peças no tabuleiro de um jogo sobre o qual ela já havia se prevenido para vários cenários futuros, até mesmo para um dos piores cenários possíveis para a emissora, que pode se desenrolar do cenário atual. Sim, ainda há muito o que piorar, mas nos negócios, principalmente para uma empresa com pessoas bem capacitadas para tal, como a Globo, ainda há muito o que se fazer.

O que significa o canal de televisão Globo falir?

O canal aberto Globo falir, neste momento, não significa muita coisa, na realidade, os donos da Globo já estavam há tempos se preparando para duas ações: venda da emissora ou pedido de falência do grupo Globo. A venda da emissora não se concretizou, fruto da burocracia existente no Brasil para este mercado, a emissora precisa de investimento internacional mas os regras das agências brasileiras dificultam e impedem esse investimento de forma direta. A segundo boa opção para a Globo então, e que parece estar se vislumbrando, é falir.

Mas como assim, falir agora é solução para alguma coisa?

Sim, falir é solução para muita coisa quando falamos de empresas, principalmente do porte da Globo, e é nesse ponto que a ingenuidade da população para o mundo dos negócios se perde.

Ao admitir que está numa crise financeira irreversível e entrar com um pedido de recuperação judicial (há vários caminhos legais para isto, não sei ao certo qual o grupo Globo irá adotar), a Globo simplesmente conseguirá adiar indefinidamente o pagamento de suas dívidas, inclusive com o governo, melhor, poderá conseguir perdão de boa parte de sua dívida, principalmente no que tange a juros e multas e conseguir um belo prazo para resolver estes problemas. Melhor ainda, a assessoria jurídica da empresa terá uma bela retaguarda de situações atreladas às dificuldades financeiras da Globo para conseguir postergar punições contra os sócios proprietários do grupo, o que por si só já é motivo mais que suficiente para quebrar o grupo Globo.

Quebrando a Globo os donos da emissora ficam na pobreza?

Outra inocência que reside na cabeça das pessoas que não entendem a fundo o mundo empresarial é achar que, por que uma empresa quebrou, seus donos ficaram pobres.

De maneira alguma, uma empresa pode dar prejuízo, pode até mesmo quebrar, e seus donos podem continuar sim, muito ricos. Na realidade há empresas que planejadamente dão prejuízo ano após ano e seus donos vão muito bem, obrigado, caso da Amazon, da Tesla, da Uber, entre outras.

Há muitas maneiras legais para que os donos de empresas recebam destas empresas, quantias consideráveis, mesmo quando as empresas estão em prejuízo. Além disto há muitas barreiras, também legais, para proteger o patrimônio de donos de empresas que se encontram em prejuízo e que venham a falir. Basta que se saiba como fazer da maneira certa, como é o caso dos donos da Globo.

Não se preocupem, se a emissora falir nenhum dos figurões da Globo vai descobrir como é viver na pobreza.

Se a Globo falir nunca mais haverão aqueles programas lacradores que a maior parte da população quer que acabe

Mais uma vez é ingênuo quem pensa desta maneira.

O mais valioso da empresa que é o know how e a capacidade de associação com outros grupos para a produção de conteúdo de padrão internacional, permanece. Melhor ainda, falindo a Globo é possível a criação de vários outras empresas em uma formatação mercadológico mais atual e sem a pressão de gastar e pagar tanto quanto a atual Globo para para algumas estrelas da casa, que atualmente mantêm seus altos rendimentos somente pelo nome e serviços prestados no passado.

Há muito que a Globo descobriu o quanto é melhor, economicamente falando, se trabalhar com um rodízio de atores desconhecidos e poucos nomes de impacto em suas produções. Também é melhor economicamente trabalhar com formatos criados por parceiros internacionais e que já são sucesso comprovado. As empresas empresas que surgirem da dissolução do grupo Globo também podem partir para a produção de conteúdos seriados, que são a grande joia do momento no mundo, em diversos países do mundo, aos moldes do que atualmente faz a Netflix.

Por falar em Netflix, a Globo já tem grande sucesso em suas plataformas de streaming e que podem gerar outras plataformas desmembradas do que é, atualmente, o grupo Globo, inclusive “vendendo” antecipadamente os direitos comerciais de todos os conteúdos já produzidos pela Globo para um nova plataforma que os adotaria com uma possível falência do grupo Globo.

O horizonte então não é tão negro assim como estão pintando por aí e esse drama todo ao redor de uma possível quebra da rede Globo só irá beneficiar a própria Globo, que terá um cenário perfeito para convencer a todos de suas dificuldades conseguindo então acordos mais vantajosos para solução de problemas advindos de sua falência.

Como eu disse acima, tudo indica que nesse momento a Globo se adianta para dar publicidade de que está em dificuldade em busca de conseguir facilitações sobre o problema.

Não há o que se comemorar, o legado Globo não deve acabar tão fácil assim. Muito pelo contrário. Um taça de vidro quando cai de altura considerável se parte em centenas de pedaços e torna quase impossível conseguir pegar todas as peças para jogar fora.

SIM, NÓS TEMOS TELEGRAM E SE VOCÊ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÍ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial