GLOBO: EM QUEDA NA TELEVISÁƒO MAS EM ASCENSÁƒO NA INTERNET

1619

A Globo continua a sofrer com a queda acentuada de audiência em uma parcela significativa de seus programas, tanto que a emissora já está mudando a sua programação na tentativa de recuperar pÁºblico ou mesmo ganhar pÁºblico que está, supostamente, migrando para outras emissoras – digo supostamente pois o pÁºblico que a Globo está perdendo na tv convencional pode, na realidade, estar migrando para a internet, muitos dos quais podem estar indo para as plataformas da própria Globo.

Nos Áºltimos dias eu vi e li muita coisa relacionada Á  audiência da Globo, atÉ mesmo teorias de que a onda conservadora que tomou conta do Brasil fortaleceu o movimento de abandono da programação da Globo na TV. Analisando os nÁºmeros de audiência da Globo e a suposta perda de audiência da emissora para as concorrentes SBT e Record, podemos em um primeiro momento dizer que a audiência da Globo está realmente migrando para a concorrente, no entanto, esta análise me parece ser muito precipitada pois despreza outros fatores que vem influenciando a audiência da tv nos Áºltimos tempos.

Sabidamente a internet tem tirado cada vez mais a atenção do pÁºblico para o consumo da programação da televisão de forma linear – onde a emissora coloca horários nos programas e o pÁºblico se vê obrigado a estar na frente da televisão, naquele determinado horário, para não perder o programa -, e levado este pÁºblico para a tela do celular e outros aparelhos conectados, atÉ mesmo para o consumo do conteÁºdo online nas Smart TVs, local onde o aplicativo Globo Play tem presença marcante.

AlÉm do Globo Play, a presença online da Globo tambÉm conta com o portal G1, que integra diversas plataformas de conteÁºdos atreladas Á s organizações Globo como um todo.

Quando se fala em audiência da TV os nÁºmeros são um tanto quanto imprecisos e servem apenas de rumo para a emissora; É uma estimativa, mas não se pode falar em nÁºmeros exatos, ainda mais em tempos de internet onde há pessoas que utilizam mais de um aparelho conectado ao mesmo tempo, mania que começou com os filhos e agora passou para os pais. Desta forma a real quantidade de lares assistindo a um determinado programa de televisão a cada ponto de audiência, divulgado pelo Ibope, pode, e acredito que ocorreu, ter sofrido uma redução significativa, devido Á  uma expressiva migração do pÁºblico da televisão para a internet.

Já em se falando de internet, a audiência pode ser medida com uma precisão milimÉtrica, tanto em nÁºmero de pessoas consumindo o conteÁºdo quanto em tempo que a pessoa passou consumindo o conteÁºdo e tambÉm se era uma mesma pessoa ou era uma pessoa diferente. Esta precisão se dá pelos diferenciados fatores da tecnologia de internet, como, por exemplo, cada conexão de internet necessita de um nÁºmero IP diferente, quanto pela análise de dados de acesso, tÉcnica que permite filtrar informações bastante precisas sobre o consumo do conteÁºdo, desde que a análise seja feita por uma pessoa que realmente sabe o que está fazendo.

Ora, que o audiência da Globo na televisão está diminuindo É, como diria a sofrida MÁ­riam Leitão, fato; no entanto não podemos afirmar, com precisão, que a maior parcela desse pÁºblico que não está mais sentando Á  frente da televisão para assistir Á  Globo resolveu migrar para outras emissoras, como a Record e o SBT.

Essa análise se torna mais relevante quando temos acesso a dados, mesmo que simples, de acesso ao domÁ­nio principal das plataformas online da Globo, ou seja, os dados de acesso do domÁ­nio Globo.com, publicados pelo serviço Alexa, que apesar de não ser 100% preciso, deve ser considerado como um bom retrato do que ocorre em relação ao tráfego da internet.

O Alexa nos permite verificar os Top Sites (sites mais acessados) do mundo ou filtrar os Top Sites por paÁ­s especÁ­fico. Quando falamos de mundo o site Globo.com aparece na posição 149, o que É bastante consideríel, sendo que em janeiro de 2018 o Globo.com estava na posição 170, no mês de julho de 2018 ele havia subido para a posição 148, quando a campanha eleitoral se intensificou no Brasil o Globo.com foi perdendo posições atÉ baixar para aproximadamente 165 na segunda metada de outubro de 2018, no entanto, a partir deste ponto, com as eleições já definidas, o Globo.com voltou a ganhar terreno e atualmente está na posição 149, a segunda melhor mundialmente em toda a história do site, com viÉs de subida.

No Brasil o domÁ­nio Globo.com É o 5º mais acessado, ficando atrás somente do Google mundial e Google Br, do Youtube e do Facebook.

Vale lembrar que o site tem alcance mundial e que, portanto, É de se entender que os brasileiros que moram no exterior tambÉm dão prioridade ao Globo.com para o consumo de informação e das diversas opções de entretenimento oferecidas pela plataforma.

Se realmente É verdade que o pÁºblico que consumia Globo, na televisão convencional, está se tornando mais conservador, o que parece É que este pÁºblico encontrou nas ferramentas da Globo na internet a oportunidade de filtrar aqueles conteÁºdos produzidos pela organização Globo, separando os conteÁºdos aos quais ele considera aceitíeis dos que não seriam, para si, aceitíeis. É importante tambÉm saber que a Globo disponibiliza, em suas plataformas, entre elas a GloboPlay, muito conteÁºdo antigo da emissora, que são, em teoria, mais alinhados ao pensamento conservador e que ainda podem interessar e satisfazer a nostalgia deste pÁºblico.

Outro ponto que não deve ser ignorado É a dificuldade que o brasileiro tem de se entender com o conteÁºdo escrito quando ele está rebuscado de figuras de linguagens que apelam para a emoção e a autoridade dos personagens que participam da narrativa. Ao se deparar com conteÁºdo deste grande parte dos brasileiros se deixa envolver pelo conteÁºdo e acaba dando crÉdito a ele, mesmo quando o crÉdito não É merecido. Desta forma os conteÁºdos online oferecidos pela Globo seguem com uma aceitação grande enquanto os jornais e programas de opinião da emissora seguem atacados na televisão.

A campanha eleitoral no Brasil intensificou o gosto da população brasileira pelo consumo de conteÁºdo atravÉs dos dispositivos conectados, principalmente os smartphones, e no quesito de conteÁºdo online as organizações Globo tem um portfólio imenso disponibilizado em suas plataformas. São tantas as publicações online ofertadas pela Globo que atÉ para as pessoas mais antenadas, ao acessar alguns sites que gostam de consumir o conteÁºdo na internet, estas não sabem que estão acessando a um site do grupo Globo.

Desta feita, mesmo para aqueles que entraram na onda de boicotar a Globo na televisão e aproveitaram para dar um tempo dos canais abertos e atÉ mesmo fechados, passando a consumir informação e entretenimento atravÉs das plataformas de internet, É bem possÁ­vel que estejam consumindo conteÁºdo produzido pelas Organizações Globo, desta forma continuando da dar audiência para a Globo, Á  qual se propuseram boicotar, sem saberem que estão, na realidade, boicotando o seu boicote.

SIM, NÁ“S TEMOS TELEGRAM E SE VOCÁŠ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÁ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial