Azamérica tem loja oficial no Brasil vendendo online? [Pergunta do leitor]

60

Azamérica abriu uma loja oficial no Brasil e está vendendo seus produtos online via Aliexpress Brasil? Esta pergunta foi enviada pelo leitor Vanderlei, de Cotia-SP.

Nos questiona o Sr. Vanderlei sobre os receptores Azamérica anunciados por lojas brasileiras no Aliexpress Brasil (sim, agora há lojas brasileiras no Aliexpress, clique aqui para entender) querendo especificamente saber se é algum tipo de golpe ou se realmente os receptores são enviados para os compradores diretamente do Brasil.

Neste ano de 2021, há poucos meses, o Aliexpress resolveu competir com os marketplaces nacionais liberando para lojas brasileiras a opção de venderem seus produtos através da plataforma chinesa. Como já comentamos em outras matérias sobre o Aliexpress Brasil, até mesmo lojas de destauqe em outras plataformas aderiram ao marketplace do Aliexpress Brasil.

No entanto o Aliexpress foi muito questionado sobre a possibilidade de se tornar um paraíso online para vendedores de produtos relativos à pirataria com produtos dentro do Brasil e, nos termos de uso do marketplace para os vendedores nacionais, segundo o próprio Aliexpress, ele proibe a venda de produtos que não cumpram toda a legislação relativa ao comércio de produtos no Brasil, inclusive sobre homologação, emissão de nota e fechando a possibilidade de venda através do Aliexpress Brasil para pessoa física (CPF), podendo se cadastrar como vendedor em nosso país apenas quem tem CNPJ.

Lá na China, pelo que eu saiba, pessoa física pode vender através do Aliexpress.

Levando em consideração as restrições divulgadas pelo próprio Aliexpress, há poucos meses, é de se entender que por não terem a homologação dos órgãos responsáveis para serem vendidos em território brasileiro, não deveria haver anúncio de venda de receptores Azamérica ou de qualquer outra marca, por lojas brasileiras com entraga de dentro do território brasileiro, não deveriam haver estes anúncios no dito marketplace. Mas há.

O fato é que há mais uma loja atuando regularmente de dentro do Brasil, vendendo receptores Azamérica e de outras marcas cujos anuncios de venda tem selo verificador do Aliexpress Brasil certificando que o produto é enviado por loja nacional e de dentro do Brasil.

É possível verificar o CNPJ destas lojas pois ele é informado através do página oficial da loja no Aliexpress Brasil. As duas lojas que encontrei, relacionadas como lojas nacionais no marketplace, encontram-se com situação ativa no cadastro de CNPJ e inclusive estão registrada como comércio de eletrônicos. As duas loja estão registradas no estado de São Paulo, uma delas foi registrada em 09/2019 e a outra em 12/2020.

Não se pode dizer, diretamente, que nenhuma das duas lojas tenha alguma ligação com a Azamérica Oficial que fica em solo paraguaio.

Uma destas lojas nacionais no Aliexpress Brasil vende receptores Azamérica no marketplace deste agosto de 2021 e tem uma pontuação média de 4,2 de 5 pontos possíveis, pontuação esta que o Aliexpress considera abaixo da média. A outra loja começou a vende no final do mês de outubro e ainda não há uma pontuação confiável para ela.

No anúncio de cada receptor colocado à venda é possível ler o feedback de quem adquiriu o produto, entre outros comentários há comprador “reclamando” que faltou a nota fiscal junto ao produto enviado.

Antes de mais nada é bom que fique claro que de maneira alguma esta matéria aqui publicada é recomendação de compra de qualquer receptor de satélite ofertado pelas lojas citadas, muito menos é recomendação de uso de aparelhos que pirateiem a tv por assinatura. O GPS.Pezquiza.com não comercializa, não utiliza e nem está vinculado a qualquer tipo de produto nesta categoria.

Por fim, o que aparenta aqui é que o Aliexpress afroxou as suas próprias regras para os vendedores nacionais e estes não parecem estar nem um pouco preocupados com a repressão institucional aos produtos que eles estão comercializando, já que, como eu disse, é fácil obter o CNPJ deles e com isto o nome e endereço do comerciante.

Quanto ao fato de a loja realmente entregar os produtos que comercializa sem dar dor de cabeça ao cliente, isto não é possível confirmar com pela confiabilidade pois os prosutos aparentar ter obtido poucas vendas e os feedbacks deixados pelo compadores ainda são poucos.