TV Box não aparece imagem na TV, e agora? [Problema de um leitor]

336

Pessoal, vou pegar aqui o caso de um leitor do GPS.Pezquiza.com com o qual troquei algumas mensagens há alguns dias, para ilustrar para vocês a difícil convivência de diversos “tocadores de conteúdo” ligados a uma só TV.

Há alguns anos era normal você ter diversos aparelhos conectados a uma mesma tv, hoje em dia essa prática/realidade diminuiu bastante. Se você é um daqueles que ainda usam em uma mesma TV um receptor de tv (seja via satélite ou tv terrestre), um vídeo game, um media player, um aparelho de dvd… e por aí vai, saiba que você está se tornando um caso raro.

Hoje em dia praticamente tudo em termos de conteúdo se resolve pelo virtual ou pela aplicação em nuvem, como preferirem. DVD virou Netflix, receptor de canais de tv viraram plataformas próprias de emissoras ou transmissões ao vivo através do Youtbe, até mesmo o video game virou uma plataforma online.

Quem ainda tem alguns aparelhos geralmente liga apenas um aparelho à uma determinada tv da casa. O videogame quando está na mão do jovem ou de uma criança também tem uma televisão só para ele. Aliás, essa galerinha que nasceu na era do streaming mal sabe o que é um canal de tv, se for emissora aberta então…

Mas é aí que quando aparece um problema de falta de imagem de algum aparelho ligado à televisão a pessoa que tem diversos aparelhos ligados à mesma tv ou até mesmo um conjunto de aparelhos ligados em série compartilhando um mesmo sistema de cabeamento (é o caso, entre tantos outros, de várias televisões usando uma só antena para captar sinal para todas), a pessoa pensa logo em condenar o aparelho cuja imagem sumiu da tv, e não na possibilidade de ter acontecido algum problema com toda essa ligação de aparelhos à mesma tv ou ao mesmo cabeamento.

Já falei algumas vezes aqui no GPS.Pezquiza.com e até no canal GPSPezquizaOficial sobre os riscos existentes em se ligar diversos aparelhos a uma mesma tv ou a um mesmo cabeamento. em um momento de distração do usuário a coisa pode dar muito ruim. Há muitos motivos e muitas chances de um ruim acontecer mas só para lembrar o mais básico deles, você está ligando diversos aparelhos que trabalham com potências e às vezes até voltagens diferentes em entradas na TV (HDMI, USB) que não foram assim tão bem planejadas para trabalhar com um conjunto tão diversificado de aparelhos interligados, cada um com sua necessidade própria para funcionamento.

É numa situação dessas que a gente até concorda que é mais saudável usar as plataformas virtuais que correr o risco de ligar muitos aparelhos em conjunto.

O nosso leitor Guilherme, que posteriormente informou que tem na sua TV, além da TV Box que “perdeu” a imagem, também outros aparelhos como um video game que ele imagina ter sido, na realidade, o causador do problema todo, começou a sua busca pela solução dessa perda de imagem já pensando em condenar a TV Box.

Passa pela cabeça da pessoa que ao ligar o aparelho que está conectado à tv, nesse caso o TV Box, e não conseguir a imagem que esperava, fazer um reset do hardware do aparelho (eu já mostrei como se faz isso em matéria aqui no GPS.Pezquiza.com), atualizar o firmware, imaginar que o controle remoto ou a saída de vídeo do aparelho estragou e até mesmo em jogar o aparelho (nesse caso, o TV Box), no lixo.

Pior ainda, se for uma pessoa que vai ficando chateada com a situação, como eu fico, acaba é por provocar um problema no aparelho que na realidade não tinha problema nenhum. Eu já fiz isso uma par de vezes para depois descobrir que o problema estava em outro lugar que não naquele aparelho que eu “sem querer” tornei inoperante de verdade.

Mas essa situação chata pode ser evitado com um pouco de paciência e a testagem inicial de elementos básicos nesse conjunto TV + aparelhos:

– Certifique-se que você colocou a sua tv para receber a imagem através da porta HDMI ou AV à qual o aparelho está conectado. Aqui em casa isso vive acontecendo, o aparelho está conectado no HDMI-1 e a pessoa que diz que ele não está funcionando está tentando assistir através do HDMI-3

– Certifique-se de que aquela determinada porta HDMI que você está tentando usar na sua tv não tem nenhuma configuração para aquela porta HDMI que a torne incompatível com o aparelho que você está tentando obter imagem. Sim, isso existe e pode provocar também, outros problemas como tornar mudo o áudio digital de determinados padrões através de uma determinada porta HDMI. A Panasonic, por exemplo, é craque para colocar um milhão de configurações diferentes para diferentes portas HDMI em seus televisores. Eu mesmo já sofri com esse tipo de problema aqui em casa até descobrir que era “somente” a configuração do modo de funcionamento da porta HDMI que eu estava tentando usar.

– Teste o cabo que está ligando o TV Box ou outro aparelho, à sua TV, no caso do nosso leitor, o problema estava no cabo e não na tv e muito menos no TV Box. Quase ele condena o TV Box por causa de um cabo HDMI.

– Certifique-se que o adaptador de energia do aparelho está funcionando como deveria ou se você não conectou um adaptador de energia errado ao aparelho.

– Se você está usando um HUB HDMI, tire o HUB da parada para fazer um teste de ligação do aparelho diretamente à televisão, sem passar pelo HUB.

– Pego o aparelho que parece ser o causador do problema e o ligue em outra televisão. Pegue um outro aparelho e ligue à sua televisão através da porta HDMI à qual você estava tentando usar o aparalho do problema.

– Por fim confie no seu olfato, tem um cheirinho diferente de aparelho queimado no ambiente onde você está fazendo essas ligações? O aparelho em questão está cheirando a aparelho queimado? A sua TV está com aparência de ou cheiro de ter queimado a porta HDMI?

Se nada der certo tente manter a calma, não jogue ainda o seu TV Box fora (ou outro aparelho) nem tome ainda nenhuma ação radical para tentar consertar o aparelho. Espere o dia seguinte quando você vai estar mais tranquilo e descansado e faça novos testes, quem sabe um detalhe que passou despercebido no momento de tensão anterior não possa ser lembrado naquele outro dia de teste e o problema se resolve.

Aliás, esse tipo de ação para tentar resolver problemas como o citado acima são também muito válidos para se tentar resolver outros problemas semelhantes. Estamos em uma época em que não está tão fácil e nem tão barato se conseguir alguns produtos eletrônicos, desta forma, vale a pena testar e retestar os que temos quando eles apresentam problemas.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.