A polêmica da perda de 400 mil assinantes pela Claro TV

952

Recebi alguns pedidos para o GPS.Pezquiza.com comentar a polêmica da perda de 400 mil assinantes da Claro TV em apenas um mês, segundo dados que foram divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os nÁºmeros publicados pela Anatel referentes ao mês de dezembro de 2014 do mercado de tv por assinatura, mostrou que a Claro TV fechou o mês de dezembro de 2014 com a perda de 395,638 mil assinantes.

Apesar de ser um nÁºmero assustador, já que um total de assinantes destes corresponde atÉ a um nÁºmero maior de assinantes que o que tem algumas operadoras menores, a Claro TV ainda tem 3.382.614 assinantes.

No mês de dezembro de 2014 a Claro TV tinha 3.778.252.

No mesmo perÁ­odo as operadoras de tv por assinatura concorrentes conseguiram o seguinte nÁºmero de novos assinantes: Oi TV 98.164 assinaturas, NET TV 76.506, GVT TV 10.951 novos assinantes e Vivo TV 10.255 assinantes.

Inicialmente a Claro TV se manteve calada sobre a abrupta perda de quase 400 mil assinantes, mas no final da semana a operadora resolveu para declarar que a operadora não perdeu os 400 mil assinantes, que o que aconteceu foi que a Claro TV desligou de sua base de assinantes estes quase 400 mil assinantes por eles estarem inadimplentes com a operadora.

Coincidentemente esta semana falamos sobre o problema da inadimplência nas operadoras que está crescendo a cada dia na matÉria Operadoras de tv, telefonia e internet sofrem com inadimplência dos clientes.

Se todos estes assinantes que saÁ­ram da Claro TV forem mesmo os inadimplentes da operadora com mais de três meses de atraso, isto equivale a dizer que a Claro TV tinha cerca de 11% de sua base de assinantes que não pagava pelos serviços, mas provavelmente tem mais um bom total de assinantes ativos que estão em dÁ­vida com a operadora com um total de dias vencidos entre 1 a 90 dias.

É uma situação preocupante não só para a Claro TV, mas tambÉm para o mercado de tv por assinatura que alÉm de lutar contra a pirataria que corrói indiretamente um bom pedaço do seu mercado ainda tem que lidar com um nÁºmero alto de inadimplentes que prejudica diretamente a saÁºde financeira das empresas.

Apesar da perda preocupante de assinantes pela Claro TV, a operadora deve ter a sua base de assinantes crescendo neste ano de 2015 e este crescimento vai acelerar assim que a operadora colocar o seu novo satÉlite e novos pacotes de canais com predominÁ¢ncia de alta definição Á  venda.

A Claro TV e a NET TV, que atendem sob o mesmo CNPJ, formam a maior operadora de tv por assinatura do Brasil, com mais de 10 milhões de assinantes.


perda-de-assinantes-claro-tv