Trocar Receptor Analógico por Receptor Digital, Como escolher [Dúvida da Leitora]

346

Sovre a troca de receptor de tv via satélite analógico por digital e o reaproveitamento da antena parabólica, a leitora Mônica nos enviou o seguinte questionamento:

Andei fazendo algumas pesquisas e te encontrei, preciso de orientação.

Tenho uma antena parabólica analógica da century e uma tv smart samsung 42” conectada ao receptor analógico century, porém novelas que meu pai gosta de assistir estão sem qualidade de imagem e voz por conta do sinal digital. Como posso resolver esse problema e proporcionar bons momentos de inicio da noite ao meu pai?

Posso conectar um aparelho digital de qualquer outra marca mais em conta que o da century? Quais os mais indicados?

E além disso, posso instalar mais de um receptor digital nesta mesma antena? O que é preciso adquirir e fazer?

OBSERVAÇÃO: a antena está em ótimo estado, muito bem conservada, nunca havendo nenhum defeito.

Antes de mais nada, desejo lembrar aos leitores que eu não tenho parceria com nenhuma marca, loja ou qualquer outra atividade que comercialize produtos ou serviços para recepção de tv aberta ou por assinatura. Este fato me dá a liberdade de dizer a realidade para os meus leitores, mesmo que isto venha a me causar problemas com grupos, empresas e pessoas que vivem da exploração comercial deste mercado.

Precisei fazer essa pausa antes de iniciar a resposta pois ela tem aqui, sim, grande relevância para boa parte dos leitores que também tem a mesma dúvida e necessidade, neste momento.

Estamos em um momento de transição de tecnologia, onde as grandes emissoras abertas do Brasil buscam adequar o seu sinal aberto no satélite para um modelo em que possam monetizar esse tipo de transmissão específica.

Que modelo seria esse? Um modelo semelhante ao que já é adotado pela Globo em parceria com algumas fabricantes de receptores de tv via satélite nacionais: o Sat HD Regional. Por conta desse objetivo das emissoras que não são as mandatárias do sistema Sat HD Regional e até por interesse da própria Globo, estamos em processo de migração dos sinais abertos da grandes emissoras de tv nacionais, indo da Banda C para a Banda KU (é um processo semelhante ao de migrar emissoras de rádio da Banda AM para a Banda FM).

Acontece que há particularidades no método de transmissão do modelo Sat HD Regional que tornam a captação das emissoras possíveis de serem assistidas em tal modelo de transmissão (receptor Sat HD Regional) incompatível com os receptores de tv digital via satélite comuns.

Isto significa então que há uma grande possibilidade de que o consumidor que necessita captar tv via satélite digital finde comprando dois ou até três diferentes receptores para conseguir captar toda a gama de emissoras que deseja ter à disposição, para captação via satélite. Talvez mais sorte tenha quem pode esperar um pouco mais a fim de que a migração das emissoras da Banda C Analógica e digital, e o modelo de transmissão/captação destas emissoras migradas, seja efetivamente definido.

Migrar do Analógico para o Digital, neste momento, é aceitar uma grande probabilidade de perder uma parte considerável do investimento a ser feito para esta migração.

O custo dos equipamentos para tv via satélite, neste momento, está alto e infelizmente não há muito como se falar em qualidade elevada para estes equipamentos já que entre outros fatores, a qualidade tem que vir atrelada ao tempo pelo qual haverá compatibilidade daquele equipamento com as transmissões que o espectador deseja captar com ele.

Dólar alto, fabricantes apreensivos com as mudanças que ocorrerão no mercado de tv via satélite e o mercado brasileiro que que é restringido severamente pelo governo, limitando o acesso do consumidor à mais moderna tecnologia de captação de tv via satélite que está sendo usada no mundo; empurram o preço dos equipamentos que você necessita neste momento, um pouco mais para cima.

Em resumo e sendo bem claro, o que você conseguirá neste momento é comprar um Fiat 147 pagando por ele o que pagaria por um Honda Civic Si. É de chorar, mas é assim que funciona o mercado de tv via satélite no Brasil, para o consumidor final. Estamos presos a interesses nebulosos de quem disponibiliza o conteúdo e também das agências reguladoras criadas para “proteger” o consumidor brasileiro.

Diante de um cenário, de momento, mais complicado do que o normal, eu faria o seuinte se estivesse na mesma situação à qual você citou no seu e-mail.

– Você não disse qual a emissora que tem as novelas que o seu pai gosta de assistir, desta forma eu assumo que esta emissora é a TV Globo e portanto, para captar tal emissora, eu compraria um receptor de tv digital via satélite do tipo Sat HD Regional. Para comprar um receptor desse tipo você deverá pagar acima de R$ 350 pelo aparelho. Este aparelho no momento capta as afiliadas da Globo que estão transmitindo em Banda C digital mas o bom senso (esperamos que os envolvidos na tecnologia o tenham)nos faz imaginar que também continuarão a captar quando o sinal destas emissoras passar para a Banda KU digital. Preparado para isto o receptor já está.

– Uma antena parabólica completa é na realidade um conjunto formado pela parábola + um amplificador de sinal conhecido como LNB, que vai instalado no suporte que está no meio desta parabólica. A parábola (aquela parte que parece um prato) que você tem funciona muito bem para a captação tanto da Banda C digital quanto da Banda KU digital (mesmo que o instalador venha a lhe falar que para a Banda KU não funciona, eu já mostrei aqui no site e no nosso canal no Youtube que funciona sim). Desta feita basta que seja trocado na sua antena o LNB para um modelo compatível com a Banda C digital e por garantia também o cabeamento entre a antena e o receptor de tv via satélite digital. Pronto, você já estará com o que é necessário para então passar a assistir a tv digital via satélite.

Dependendo do humor entre a Globo e as outras emissoras abertas que transmitem via satélite, você conseguirá assistir também estas outras emissoras. Mas eventualmente elas armam um barroco entre si e fecham o seu sinal para o Sat HD Regional. Esse stress já ocorreu algumas vezes nos últimos anos.

Se com esta mudança que lhe aconselho o seu pai ficar satisfeito, sugiro que não adquira nenhum outro receptor, antena ou LNB, de momento. Espere a definição correta das emissoras abertas de como passarão a transmitir o seu sinal aberto via satélite, assim você evita algum stress nos próximos meses e gastos que poderão vir a ser perdidos.

Por fim também tenho que citar que talvez, neste momento, um produto como o Sky Pré Pago, o Oi TV Livre ou o Claro TV Livre venham a atender você quanto à questão de captação de tv aberta digital via satélite. Inicialmente pode ser que você venha a pagar um pouco menos que a mudançã que sugeri acima, no entanto, ficará obrigada a colocar uma recarga de tempos em tempos para manter o sinal da tv aberta desbloqueado neste tipo de aparelho, elevando então custo de ter um equipamento destes, ao longo do tempo.

Desejo muito boa sorte e estou aqui à disposição para dúvidas futuras.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.