Por que a Globo descobriu que programa ao vivo faz bem pra tosse?

937

Alguns dias atrás um leitor me enviou um link falando sobre os motivos de a Globo ter resolvido inserir mais e mais programas ao vivo em sua programação, em detrimento de conteÁºdos prÉ gravados.

A quase totalidade da programação ao vivo da Globo É de cunho jornalÁ­stico.

A Globo vem perdendo dia a dia audiência em seus programas gravados, mais precisamente em conteÁºdos que ela domina bem e sobre os quais não há muito o que se fazer para recuperar a audiência perdida, não há mais fórmula mágica para recuperar audiência para novelas e humorÁ­sticos, por exemplo, se emplacou, emplacou, se não emplacou a emissora segue amargando prejuÁ­zos enormes.

O tal Padrão Globo de Qualidade custa caro e já não dá tanto retorno Á  emissora quanto antes.

A mudança de perfil do pÁºblico de televisão, que agora tem acesso a novas maneiras de consumir conteÁºdo e a produção de conteÁºdos mais popularescos pelas emissoras concorrentes, pressionou ainda mais a audiência da Globo.

Para tentar conter essa fuga de audiência, a Globo vem fazendo modificações em conta gotas em sua programação matutina, tirou os programas infantis que não podem mais faturar com marketing e publicidade de brinquedos na tv aberta, por conta da legislação, e vem diversificando os programas matutinos para segurar o interesse do pÁºblico.

Programas de cunho mais social e com pÁºblico muito especÁ­fico, como o Telecurso e Globo Rural tambÉm perderam a vez na emissora durante a semana. O Telecurso migrou para a internet e o Globo Rural continua apenas aos finais de semana.

Este ano a Globo resolveu radicalizar pois tem conseguido bons Á­ndices de audiência em seus programas ao vivo, e ainda há mais um grande benefÁ­cio que a Globo está conseguindo extrair de sua programação ao vivo: o poder de controlar a audiência.

Isto mesmo, a Globo agora está trabalhando da mesma maneira que a concorrência, em seus programas ao vivo ela está o tempo todo de olho no Ibope e muda o conteÁºdo dos seus programas ao vivo em tempo real para não deixar o Á­ndice cair ou atÉ mesmo tentar subir o seu Á­ndice de audiência.

Como a emissora tem grande experiência na programa jornalÁ­stica, não só pela Globo mas tambÉm por seus canais Globosat e afiliadas, ela tem uma grande quantidade de conteÁºdos de diversas áreas e diversos nÁ­veis para oferecer em tempo real aos seus telespectadores.

O resultado É que a emissora apela para os conteÁºdos sensacionalistas quando a audiência está escapando e nos horários em que a concorrência tem seus melhores Á­ndices.

A estratÉgia da emissora neste ano É de programação ao vivo das 5 da manhã atÉ Á s 15h, mas ainda há os jornais noturnos e Á  meia noite, ao vivo.

E do jeito que as novelas da emissora estão com baixa audiência, não vai ser de se estranhar se daqui uns dias elas tambÉm se tornem ao vivo.