GLOBO PLAY – QUAL É A RESOLUÁ‡ÁƒO DOS VÁDEOS DA PLATAFORMA DE STREAMING DA GLOBO

8756

Há alguns dias que um leitor do GPS.Pezquiza.com me enviou uma pergunta sobre a resolução dos vÁ­deos colocados na plataforma Globo Play, infelizmente eu não consegui recuperar a mensagem, peço desculpas, mas de qualquer maneira a resposta É bastante interessante.

Eu não tenho assinatura da Globo Play mas foi possÁ­vel testar a plataforma com alguns vÁ­deos que tem acesso liberado a não assinantes.

Eu tenho assinatura da Vivo TV em casa e por isto tenho acesso ao Globosat Play e vi que ele tem funcionamento similar ao Globo Play.

Eu imaginava que a Globo Play tinha uma opção de escolha da resolução do vÁ­deo que fosse similar Á  ferramenta do Youtube, onde se pode escolher a resolução especÁ­fica em dÁ­gitos (144p, 240p, 320… 1080p, 4K…) em que se deseja assistir um conteÁºdo na plataforma. A Globo Play deixa você escolher a resolução, no entanto esta escolha deve ser feita em tipo de resolução e este tipo de escolha muda de nomenclatura dependendo do conteÁºdo que você está assistindo na Globo Play (HD, SD, Baixa – Alta, mÉdia, baixa). É similar ao que ocorre no Globosat Play.

Para olhares mais desavisados e otimistas esta escolha entre HD, SD ou baixa vai significar resoluções como 1080p(Full HD), 480p(uma boa resolução mÉdia) e quem sabe 360p para a resolução baixa. Pois É, mas não É.

Tentei contato com o suporte da plataforma sem sucesso, mandaram olhar na seção Ajuda do Globo Play e nada de muito especial sobre o assunto lá, ou nada que dando uma fuçada na plataforma eu não tivesse percebido. Aliás, eles já estão bem preparados para dizer apenas que a resolução É HD, SD ou baixa e que há alguns conteÁºdos em 4K (mas atÉ aÁ­ existe uma pegadinha possÁ­vel).

Então vamos lá, qual foi a conclusão que eu chegue
– Quando a Globo Play declara que transmite em uma resolução HD ela não está mentindo, está apenas ocultando que a resolução É de 720p, que É uma resolução considerada HD no entanto ela está bem abaixo da resolução Full HD, que É de 1080p, a resolução mÉdia É provavelmente 480p e a baixa 144p.

– Usar resoluções um pouco mais baixas e compressões mais altas É uma forma de baixar a necessidade de banda tanto para servir os vÁ­deos do Globo Play quanto para o assinante conseguir assistir Á  programação na plataforma, uma forma de compensar tambÉm que a Globo Play ainda não tem todo o avanço tecnológico de um Netflix e um Youtube, que são muito melhores no quesito de servir o conteÁºdo aos seus usuários. A Globo Play tem uma qualidade de imagem inferior a estas plataformas e ainda assim ainda dá umas travadas de vez em quando.

Acredito que a Globo Play tambÉm usa esta resolução menor nos vÁ­deos que serve em 4K, ao invÉs de servir os vÁ­deos em resolução 2160p ela os deve servir em 1440p que É uma resolução 4K com qualidade inferior ao Full 4k (2160p), o 1440p É chamado de QHD (QuadHD) e oferece uma boa resolução para se assistir mas ainda assim não É a melhor qualidade da resolução 4K.

É compreensÁ­vel e imagino que com o tempo a plataforma deve oferecer mais qualidade tÉcnica para o conteÁºdo ofertado por lá.