IMPORTANTE, LEIA! Estados Unidos tem cartada para acabar com a pirataria pela internet em todo o mundo e você será afetado

715

Estados Unidos, Canadá, MÉxico, Peru, Chile, Austrália, Nova ZelÁ¢ndia, Malásia, Brunei, Japão, Singapura e Vietnã, em silêncio os Estados Unidos estão costurando um acordo com estas nações, batizado de Parceria Trans PacÁ­fico (TPP) no qual os Estados Unidos regulamentam a internet para todos estes paÁ­ses.

É isto mesmo o que você entendeu, os Estados Unidos vai ditar as novas regras do que pode ou não pode ser feita na internet nestes paÁ­ses mas este acordo com certeza será estendido em pouco tempo para todos os parceiros comerciais dos Estados Unidos, que serão obrigados a engolir a regulamentação feita pelos Estados Unidos goela abaixo.

Não que as regras já não sejam da vontade de todas as nações, mas elas passam longe da vontade da população mundial.

O acordo É bastante amplo e vai alÉm da internet, ele prevê tambÉm regulamentar medicamentos, publicações, liberdades civis e patentes biológicas, ou seja, os Estados Unidos passam a ditar atÉ mesmo as regras de comportamento para as nações “amigas”.

Mas vamos nos ater Á  parte da internet, que no momento É o que mais nos interessa, pelo acordo os Provedores de Serviços de Internet, ou seja, quem vende conexão de internet e quem hospeda conteÁºdo para a internet, serão os responsabilizados diretamente pelos conteÁºdos que ferem os direitos autorais e deverão sofrer duras sanções se os detentores dos direitos autorais feridos assim desejarem.

Para começar os Provedores de Serviços de Internet serão obrigados a retirar imediatamente da internet qualquer conteÁºdo que fira os direitos autorais, sendo que os que hospedam conteÁºdo devem apagar estes conteÁºdo enquanto os provedores de acesso Á  internet devem bloquear o tráfego do conteÁºdo assim que ele for detectado como ilegal.

Para quem descumprir a determinação restará ter seu caso analisado por um jurÁ­ internacional especialmente formado para punir os provedores de serviços de internet que não cumprirem o que determina o acordo.

Inicialmente o acordo afeta 40% do PIB mundial sendo que os principais conteÁºdos hospedados para o mundo ocidental serão atingidos pelo TPP.

Quem será atingido pela Parceria Trans PacÁ­fico? Quem lê, escreve, publica, pensa, ouve, dança, canta ou inventa; quem produz ou consome comida; quem está doente ou pode algum dia adoecer, todos estes já estão na linha de fogo e sob a mira da Parceria Trans-PacÁ­fico que pretende simplesmente atropelar os direitos individuais e a livre expressão, alÉm dos direitos intelectuais e creative commons.

O objetivo do TPP É “reforçar o papel da propriedade intelectual na promoção do desenvolvimento econômico e social, particularmente em relação a nova economia digital, a inovação tecnológica, transferência e difusão de tecnologia e comÉrcio.”, segundo o rascunho do documento que cria o acordo entre as nações.

Se você gosta de baixar filmes da internet e adora uma tv por assinatura via streaming, atravÉs de cardsharing ou via IKS pode ir pensando em uma nova forma de se divertir.

Mas isto não É o pior, o controle deve implantar uma mordaça na criatividade e inovação em todo o mundo que poderá passar por alguns sÉculos de atraso em seu desenvolvimento.

Os Estados Unidos não conseguiram aprovar o SOPA e outras formas de controle da internet Á  luz do dia e agora na surdina podem tomar conta da internet mundial e suprimir a liberdade de todos os internautas.

Quem viver verá.

Trans Pacific Partnership


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here