Cuidado! Pirataria de peças de carro no Brasil

486

Mais um golpe, mais um motivo para ficar esperto quando for comprar um produto aqui no Brasil.

O mercado de autopeças está sendo acometido por uma onda de peças falsificadas. O ponto de atenção está aqui no Centro Oeste mas nada garante que a situação já não tenha se alastrado por todo o território nacional.

Na cidade de Itapuranga, em Goiás, um depósito de 2 mil metros quadrados abrigava uma “fábrica” que modificava autopeças importadas da China, trocando a marca impressa no próprio produto e as embalagens que as identificavam como peças similares chinesas por embalagens de peças originais dos fabricantes autorizados ou das próprias montadoras.

A diversidade de autopeças pirateadas é muito grande, vai desde lâmpadas, cabos, câmaras de ar a até peças para dentro do motor dos veículos.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

A apreensão dos produtos provenientes da China foi estimada em R$ 5.000.000 e é a maior apreensão do tipo realizada este ano, no Brasil. Esta “fábrica” de autopeças repassava os produtos para todo o Centro-Oeste, para o Norte e o Nordeste e também para o estado de Minas Gerais. Tanto lojas de autopeças quanto distribuidoras eram clientes deste esquema.

O local empregava, em sua linha de produção, 20 empregados.

O verdadeiro dono da falsificadora de autopeças não foi encontrado e a empresa está registrada em nome de laranjas.

Na ponta final do esquema o consumidor é lesado exponencialmente: paga o preço de autopeça original e ainda pode pagar com a vida ao ser vítima de acidente causado por usar uma peça de baixa qualidade e fora das especificações de originalidade.

A polícia informou que as lojas e distribuidoras que compravam os produtos serão investigados posteriormente para clarificar se elas faziam ou não parte consciente do esquema.

Fica no ar ainda a seguinte questão: como os falsificadores conseguiam administrar, no coração do Brasil, um esquema de falsificação de autopeças que movimentava cargas tão grandes?

E ainda mais, há quanto tempo estas autopeças falsificadas estão sendo utilizadas nos veículos nacionais?

Neste momento, se você deu manutenção no seu carro em uma das regiões citadas na matéria, é possível que o seu carro esteja rodando com uma dessas peças, colocando a sua segurança em risco.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.