StarOne D2 poderá ser lançado em breve? Arianespace voltará a lançar satÉlites

879

A Arianespace voltará a lançar satÉlites, o que por si só já É uma esperança que o StarOne D2 possa entrar numa próxima missão de lançamento, em breve.

Apesar de, no site oficial da Arianespace ainda não haver confirmação de nenhuma missão vindoura, a imprensa francesa especializada em telecomunicações está anunciando que haverá o lançamento de um foguete Vega, a partir da base aeroespacial de Kourou, na Guiana Francesa, que É comandada pela Agência Espacial EuropÉia (ESA).

Segundo os franceses da revista TeleNumerique, ainda neste mês de junho será lançada a missão VV16.

O lançamento utilizará um foguete Vega que deve transportar 53 micro e nano-satÉlites que pertencem a 21 clientes distintos, implantando essas cargas Áºteis em órbitas heliossÁ­ncronas: 7 microssatÉlites com peso entre 15 e 150 quilos e 46 Cubesats menores.

Esses pequenos satÉlites serão utilizados para uma variedade de aplicações, que incluem telecomunicações, ciências, observação da Terra, tecnologia e educação.

O voo da missão VV16 tambÉm será usado para a validação do princÁ­pio de configuração “carpooling” do foguete lançador de cargas especiais Vega, conhecido como Serviço de Missão para Pequenas Naves Espaciais (SSMS).

O programa SSMS, lançado pela Agência Espacial EuropÉia com a contribuição da Comissão EuropÉia, fortalecerá a capacidade da Arianespace de oferecer carona, adaptadas ao mercado crescente de pequenos satÉlites.

O distribuidor SSMS É construÁ­do de módulos que são montados de acordo com a necessidade de interação com as cargas Áºteis agrupadas, compostas por microssatÉlites e Cubesats.

Ele É capaz de ser configurado em uma gama enorme de combinações de carga Áºtil, tendo sido projetado para ser o mais responsivo possÁ­vel, de acordo com a necessidade do mercado de pequenos satÉlites, para clientes corporativos ou institucionais.

Como dito no inÁ­cio da matÉria, não há, no site da Arianespace, programação de lançamento de novas missões, muito menos algo foi dito sobre a retomada de lançamentos de grandes cargas especiais com os foguetes Ariane 5, este, com capacidade para colocar em órbita um satÉlite do porte do StarOne D2. O lançamento do D2 está sob responsabilidade da Arianespace.

Desta forma É pouco províel que o Star One D2 seja lançado ainda neste ano de 2020, deixando o mercado de tv via satÉlites sem grandes mudanças ou novidades no satÉlite, nos próximos meses.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aÁ­ vai!

.