SBT IGNORA VCFAZ POR TER SAÁDO DO C2 E SITE ALFINETA EMISSORA PUBLICANDO RESPOSTA VAZIA

1721

Os desdobramentos do fechamento do sinal Digital do SBT no C2 continuam a acontecer e alguns deles são, no mÁ­nimo, estranhos.

A redação do site VCFaz.TV, resolveu publicar uma matÉria sobre o assunto, mas escolheram dar voz para o pior tipo de fonte possÁ­vel, a resposta vazia da área de comunicação do SBT. AlÉm disso o site optou por desinformar, ou direcionar para o lado errado, o entendimento sobre o problema.

A matÉria pode ser acessada no site do VCFaz.TV no seguinte link: SBT comenta, pela primeira vez, saÁ­da das parabólicas digitais

Quem se depara com o tÁ­tulo da matÉria tem a impressão de que será um baita comentário, algo inÉdito sobre o posicionamento da emissora em relação ao problema, mas na realidade o que o tal comentário inÉdito dizia É aquilo o que já falamos aqui desde o inÁ­cio do problema: O SBT deseja restabelecer o sinal o quanto antes para quem adquiriu esses equipamentos (que no caso É o SAT HD Regional).

E como É que restabelece, será que o pessoal do VCFaz sabe? É entrando em acordo comercial com o SBT.

Mas vamos seguir analisando a publicação que tem coisa boa para comentar:

– No segundo parágrafo o site leva o leitor a fazer uma comparação entre “permissões” de captação do sinal digital das emissoras abertas no satÉlite. Essa comparação parece uma tentativa de vilanizar o SBT, o site compara o seguinte: enquanto Globo e TV permitem o “acesso condicional” via SAT HD Regional no C2, e a Record, a RedeTV!, a Gazeta, a Rede Vida, a Canção Nova e atÉ a Rede Mina permitem o acesso livre ao seu sinal digital no C2; o SBT não permite nem o acesso condicional e nem o acesso livre ao seu sinal no C2.

O VCFaz no entanto, não fez questão de explicar ao seu leitor o que É o acesso condicional que a benevolente Globo disponibiliza para seus espectadores via satÉlite, apenas no SAT HD Regional. Acesso condicional, nesse caso, equivale a dizer que o acesso ao sinal digital da Globo no C2 está condicional Á  compra de um receptor SAT HD, pelo dobro do preço de um receptor comum, e Á  captação, em grande parte do território nacional, do sinal da afiliada da Globo naquela região, mantendo portanto o lucro da emissora com a publicidade regional.

No caso das emissoras que mantÉm o sinal digital aberto no StarOne C2 – e em qualquer outro satÉlite -, elas não tem a obrigação de o manter assim, fazem isto por estratÉgia de audiência, mas tambÉm podem optar por fechar o sinal no C2 e outros a qualquer momento. O SBT optou por fechar o sinal digital no C2, É um direito que a emissora tem, bem como optou por negociar com fabricantes de receptores de satÉlite para disponibilizar, por acesso condicional, seu sinal atravÉs do SAT HD Regional, mas como todos sabem, a negociação não caminhou, entende-se, por conta das fabricantes de receptores e da dona desta ideia, a Globo. Por tudo o que foi publicado atÉ hoje sobre o assunto, fica claro que o SBT quer optar pelo acesso condicional no C2, fechando um acordo com o produto SAT HD e tudo leva a entender que o pessoal do SAT HD não quer este acordo, eles querem que o SBT deixe o sinal aberto no C2, assim como fazem outras emissoras que ainda não colocaram o SAT HD na parede.

– No terceiro parágrafo a matÉria diz que o SBT teria feito um comunicado aos seus espectadores que teria sido entendido como um deboche por estes espectadores, que o SBT estava jogando nas fabricantes a responsabilidade pela transmissão e manutenção do sinal da emissora no C2. O parágrafo tambÉm informa que as fabricantes reagiram informando que somente o SBT pode liberar o sinal novamente – notem que aqui fica claro que, pelo que entende o site, as fabricantes do SAT HD Regional (aquele receptor que custa o dobro do receptor comum), querem que o SBT libere o sinal de graça no C2 novamente, sinal do SBT digital de graça no C2 É um argumento a mais para a venda do SAT HD no ponto de venda, só não entende isso quem É bobo.

O comunicado que o SBT lançou aos seus espectadores solicitava que estes ligassem aos fabricantes para sanar o problema. Posteriormente o sanar foi trocado por entender, conforme publicamos na seguinte matÉria:

SBT DTH FORA DO C2 — TRETA ATUALIZADA

Vale destacar tambÉm que o SBT tem sinal aberto em outros satÉlites e que o espectador continua a tem opções para restabelecer, de pronto, o sinal do SBT em seu receptor digital de satÉlite:

– Apontar a sua antena telada para um dos outros satÉlites que carregam o sinal digital do SBT aberto. Acontece que se os donos de um SAT HD Regional fizerem isto eles perderão a Globo que está aberta com acesso condicional, mas aÁ­ vale a mesma sugestão que o VCFaz fez para o SBT, basta a Globo ofertar o sinal dela aberto em algum dos satÉlites que tem o sinal digital SBT aberto, ou não? Veja matÉria que informa vários satÉlites com o sinal digital aberto do SBT:

SBT E AFILIADAS NO SATÉLITE COM SINAL ABERTO — ONDE ENCONTRAR

– Outra opção É instalar um kit carona na antena parabólica que está apontada para o C2, desta maneira continuará a ter a Globo Digital com o acesso condicional e tambÉm terá uma opção de sinal digital do SBT aberto em seu receptor. É simples, deixo link que vai te levar para muitas matÉrias sobre kit carona para você entender melhor sobre o assunto:

Kit Carona

Esta matÉria não tem nenhuma intenção de atacar o site VCFaz, apenas de mostrar que há mais argumentos, e mais soluções possÁ­veis para uma mesma questão, e não É informando sem informar que o interessado no assunto irá entender o que está acontecendo.

Quero agradecer mais uma vez ao leitor Vandeson, por ter me alertado sobre a matÉria no site VCFaz.

SIM, NÁ“S TEMOS TELEGRAM E SE VOCÁŠ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÁ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial