SATÉLITE DA SES SERÁ LANÁ‡ADO EM FOGUETE REAPROVEITADO NESTA TERÁ‡A FEIRA

2988

Ainda se recuperando do susto no lançamento do satÉlite SES-14 atravÉs de um foguete Ariane 5 na semana passada em que uma falha minutos após o lançamento quase provoca a perda do satÉlite, a SES passa por mais um teste para cardÁ­aco nesta terça feira, 30 de janeiro, ao colocar o seu novo satÉlite, GoVSat-1, Á  bordo de um foguete Falcon 9 reutilizado da SpaceX.

Esta não É a primeira vez que a SpaceX reaproveita um foguete Falcon 9, sendo a segunda experiência da SES com o lançamento de uma carga espacial sua atravÉs de um foguete reciclado pela SpaceX, o satÉlite SES-10 foi lançado desta mesma maneira em março do ano passado.

A SpaceX prefere chamar os seus foguetes reutilizíeis que já levaram alguma carga para a órbita terrestre e retornaram ao solo pousando sem nenhuma dano estrutural de foguetes com prova de voo.

Neste caso do foguete que será usado hoje para enviar o satÉlite da SES, o GovSat-1, ele foi utilizado pela primeira vez em maio de 2017do para uma missão classificada (secreta) do governo dos EUA.

Este lançamento será o segundo e Áºltimo deste foguete Falcon 9, já que esta primeira geração de foguetes reutilizíeis da SpaceX só pode voar duas vezes, desta maneira a SpaceX já declarou que não irá tentar recuperar o foguete e ele deverá se perder em algum lugar do oceano após deixar a sua carga no espaço.

O satÉlite que o Falcon 9 irá levar para órbita tambÉm É para um missão militar mas não pertence ao governo dos Estados Unidos e sim ao governo de Luxemburgo que o irá utilizar para monitorar militarmente a região da África Central e áreas do oceanos AtlÁ¢ntico e Indico. O GovSat-1 É um satÉlite que alta capacidade de segurança com elevada tecnologia de criptografia e capacidade de bloquear por conta própria qualquer tentativa de uso indevido dos seus transponders.

O lançamento desta terça feira tem 40% de probabilidade de ocorrer pois a região da base de lançamentos que será usada, o Cabo Canaveral na Flórida, está passando por alguns dias de tempo ruim com fortes rajadas de vento que podem atrapalhar a rota de voo programada para o foguete, se não for possÁ­vel o lançamento do GovSat-1 na data de hoje a próxima previsão de lançamento É para a próxima quarta feira.

A SpaceX tem previsão de lançar mais 20 foguetes com cargas espaciais neste ano de 2018.

Esta missão com o foguete reaproveitíel Falcon 9 impulsionará para a órbita terrestre uma carga com peso aproximado de 4 toneladas e após ela a SpaceX tem um teste muito mais ousado para a sua próxima missão.

A empresa de Elon Musk irá testar um foguete que será crucial em seus planos de levar astronautas para colonizar Marte, ela irá fazer em breve o lançamento de carga espacial com um foguete capaz de levar ao espaço uma carga com peso de atÉ 2,2 mil toneladas, que É 500 vezes mais que o peso que está sendo lançado atravÉs de seus foguetes atuais.

E a novidade deste novo foguete da SpaceX não para por aÁ­, enquanto os atuais Falcon 9 só podem ser reaproveitados para um lançamento extra, esta nova geração de foguetes da SpaceX poderá ser reutilizado atÉ dez vezes.

A SpaceX É a Áºnica empresa de lançamento de cargas espaciais com a tecnologia capaz de reaproveitar foguetes lançadores de cargas espaciais e passará tambÉm a ser a Áºnica empresa com foguetes com tal capacidade de carga e possibilidade de realizar viagens interplanetárias.