INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EXPULSA HTV BOX DOS SITES PONTO FRIO, CASAS BAHIA E EXTRA

5697

Um passarinho havia contado para o GPS.Pezquiza.com há alguns semanas que por conta de algumas novidades na Via Varejo os aparelhos que podem ser usados para a pirataria da tv por assinatura seriam excluídos do MarketPlaces das grandes varejistas de eletrônicos controlados pela Via Varejo: Ponto Frio, Casas Bahia e Extra.

Eu até já havia me esquecido da mensagem que a pessoa havia me enviado pois nela não estava citando quais seriam as novidades e nem o motivo de estas novidades terem a necessidade de expulsar aparelhos como o HTV Box e outros TV Box similares dos marketplaces online já que pelo que eu saiba não há nenhum pedido legal contra nenhum marketplace da Via Varejo ou da concorrência para que esta ação seja tomada.

No entanto vieram sim duas novidades e somente hoje, ao prestar mais atenção na última delas anunciada pelo Ponto Frio foi que a ficha caiu.

A primeira novidade foi a implementação de uma espécie de caixa postal eletrônica, chamada pela empresa de lockers, onde o cliente da Via Varejo pode receber compras feitas através dos marketplaces online Ponto Frio, Casas Bahia e Extra. Veja:

No momento somente a cidade de São Paulo conta com a novidade que está instalada em pontos estratégicos da capital que são postos de combustível em locais diversos da cidade, também é possível retirar as encomendas feitas através da Via Varejo no balcão de algumas agências dos Correios.

A estratégia de usar lockers eletrônicos para a entrega de encomendas foi inicialmente usada pela Amazon.com nos Estados Unidos, a Amazon também funciona no esquema de marketplace, sistema este que é utilizado aqui no Brasil pela Via Varejo e outras grandes varejistas nacionais.

O marketplace é um shopping center online onde além de vender produtos do próprio estoque a marca dona do marketplace aluga espaço para que outras lojas com produtos de diversas categorias, por exemplo, eletrônicos, brinquedos, automotivos… utilizem a estrutura do marketplace para vender seus próprios produtos, inclusive a estrutura de entrega e a garantia de negóciação segura da marca responsável pelo marketplace.

Sendo assim, no caso dos lockers da Via Varejo a pessoa compra no marketplace em qualquer loja que lá esteja ofertando seus produtos e retira nos lockers vinculados às marcas Ponto Frio, Casas Bahia e Extra.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

Como os lockers serão um vínculo psicológico forte das marcas com o recebimento dos produtos comprados no Via Varejo, a possibilidade de receber e retirar produtos vinculados com pirataria nos lockers da empresa pesa muito na decisão de ser mais seletivo com o tipo de produto que pode ser ofertado através dos marketplaces da Via Varejo.

Já imaginou os compradores de HTV Box compartilhando com os amigos a informação de que estes podem comprar e retirar seus receptores de tv pirata através das caixas de entrega eletrônicas das Casas Bahia?

Do ponto de vista da legitimidade até poderia fazer sucesso mas em se falando de legalidade seria um desastre para a Via Varejo.

E por falar em desastre legal a segunda inovação tecnológica é ainda um motivo mais forte para a Via Varejo não querer os aparelhos vinculados à pirataria da tv por assinatura sendo ofertados através das suas marcas Ponto Frio, Casas Bahia e Extra.

Neste momento em especial o Ponto Frio.

A Via Varejo anunciou a implantação da primeira loja física digital do Ponto Frio no Shopping Vila Olímpia em São Paulo, onde é possível aos consumidores que forem até esta loja física a compra de produtos que estão disponíveis no marketplace do Ponto Frio, nesta loja estão instaladas vitrines eletrônicas com tecnologia touchscreen que permitem ao cliente navegar pelos produtos do marketplace e escolher o que desejam adquirir.

As vitrines eletrônicas permitem uma experiência visual mais agradável aos clientes pois estes podem visualizar os produtos em tamanho semelhante ao real, inclusive há vitrines eletrônicas na loja que permite visualizar geladeiras em tamanho real. Veja:

Inicialmente não serão todos os produtos ofertados através do marketplace do Ponto Frio que poderão ser comprados através das vitrines eletrônicas da loja Ponto Frio no Shopping Vila Olímpia,
a Via Varejo colocou um filtro onde só é permitido neste momento visualizar os produtos vendidos pelo próprio Ponto Frio no site, cerca de 10 mil itens diferentes, mas já anunciou que irá liberar este ponto de venda eletrônico para todas as lojas do marketplace em um futuro próximo e então serão cerca de 1,5 milhões de itens a disposição de quem estiver transitando nesta e em outras lojas físicas das varejistas da marca Via Varejo pois com certeza esta junção de loja física com loja virtual será levada para diversas outras cidades no Brasil.

As lojas do marketplace ainda não estão liberadas para exibir seus produtos nesta loja física digital do Ponto Frio pois a Via Varejo precisa filtrar os produtos impróprios para exibição nestes pontos de venda e deve estar filtrando também as lojas que ofertam estes produtos indesejáveis.

Enquanto isto os marketplaces de grandes varejistas concorrentes continuam a vender o HTV Box e outros aparelhos similares.