O satÉlite Amazonas 3 será lançado nesta semana

863

O satÉlite Amazonas 3, que pertence ao grupo Hispasat, está passando pelos Áºltimos testes na base de lançamento de Kourou, que pertence Á  Agencia Espacial Europeia e está localizada na Guiana Francesa.

O lançamento do satÉlite Amazonas 3 está previsto para o dia 7 de fevereiro de 2013, a próxima quinta-feira, ele será posto em órbita por um foguete Ariane 5 ECA.

O satÉlite Amazonas 3, que foi fabricando em Palo Alto, na Califórnia, pela Space System Loral, foi colocado em uma capsula em forma de cone e levado atÉ Kourou em um avião de carga Antonov, que É o avião cargueiro de maior capacidade no Mundo.

O Amazonas 3 pesa 6,2 toneladas, tem 26 metros de envergadura e 8 metros de altura.

O Amazonas 3 irá ocupar, tambÉm, a posição orbital 61°W, a mesmo já ocupada pelos satÉlites Amazonas 1 e Amazonas 2.

AlÉm de servir Á  AmÉrica Latina, o Amazonas 3 tambÉm vai servir parte da Europa e da África, mas o principal beneficiado com a operação do Amazonas 3 será mesmo o Brasil, pois será ele o reforço para a transmissão da Copa do Mundo de 2014 e tambÉm dos Jogos OlÁ­mpicos de 2016, com capacidade para suprir a elevada demanda por telecomunicação durante estes eventos.

O Amazonas 3 será operado a partir das instalações da Hispasat em Arganda del Rey, em Madrid, Canrias e no Rio de Janeiro, conectado a sistemas de controle e telemetria do satÉlite.

O Amazonas 3 está equipado com 33 transponders Banda KU, 19 transponders Banda C e 9 transponders Banda Ka.

A novidade para a AmÉrica Latina será a Internet em alta velocidade atravÉs da Banda Ka no Amazonas 3, a Hispasat afirma que já firmou contratos para a operação da internet em alta velocidade atravÉs do Amazonas 3 e a boa notÁ­cia para quem puder se beneficiar deste serviço É que o Amazonas 3 permitira a utilização da internet banda larga em limitação geográfica, ou seja, onde houver sinal do Amazonas 3 será possÁ­vel usar internet banda larga,

Outra caracterÁ­stica marcante da Banda Ka será a possibilidade de prover telefonia móvil ou fixa sem limitação geográfica, mas o preço deverá ser bastante proibitivo, uma caracterÁ­stica que só deverá ser usada por empresas e situações de emergência.

E a Hispasat não para com a fabricação da sÉrie de satÉlites Amazonas, já anunciou que no próximo ano coloca em órbita o satÉlite Amazonas 4.
amazonas 3

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here