BANDA KU – A SOLUÇÃO

1247

A Banda Ku tem a preferência, como solução, para as emissoras de tv no Brasil representadas pelas: Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) e a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET); quando do início das atividades da rede de dados móvel 5G no país, em detrimento da continuidade de uso das faixas de frequência da Banda C que serão atingidas por interferência das frequências emitidas pelas antenas da nova tecnologia de internet móvel.

Este entendimento foi formalizado na consulta pública número 9 de discussão para o leilão das faixas de espectro para o 5G, realizada pela Anatel, uma das etapas necessárias para a liberação da realização do leilão.

Apesar de já haverem outras soluções apresentadas, de menor impacto econômico para as próprias emissoras, essas dizem não estar conformtáveis com nenhuma solução proposta para a continuidade de uso da Banda C para a transmissão de seus sinais de televisão, enxergando risco de impossibilidade de operar alguns seus sinais de televisão na Banda C quando da obrigação de convivência da tv via satélite com a nova rede de dados móvel de alta velocidade.

Leia: 5G TERÁ “SOLUÇÃO MÁGICA” DA ANATEL PARA NÃO INTERFERIR NA BANDA C NACIONAL, MAS…

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

As associações que representam as emissoras também seguem confiantes de que a TV via satélite, com sinal aberto, ainda vai sobreviver por muito anos e ter um considerável público cativo que conquistou ao longo dos últimos 30 anos. Confia ainda que muitos dos usuários da tv via satélite tem nesse tipo de comunicação a sua única opção de entretenimento e informação.

Desta forma entendemos que a mudança para a Banda KU, solução que as associações e, por conseguência, as emissoras desejam; não está sendo considerada por estas um custo que afastaria parte considerável desse público para outras tecnologias aos quais eles possam vir a ter acesso.

A decisão final para este imbróglio fica reservada ainda para o futuro.