Já imaginou se existesse uma antena parabólica banda ku transparente? Pois é, ela existe, mas será que funciona?

2012

Se você pudesse ter uma antena parabólica mais discreta, certamente iria querer que ela fosse transparente para chamar muito menos atenção.

Esta opção existe sim, apesar de não ser ainda vendida aqui no Brasil.

Mas e quanto ao funcionamento desta parabólica banda ku, não seria prejudicado pelo fato da antena ser transparente?

Esta é uma questão interessante, pois se olharmos por outra ótica, às vezes me deparo com algumas pessoas que querem instalar uma antena parabólica banda ku dentro da varanda de seu apartamento, escondida por trás do blindex.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Ora, numa situação destas, basta fechar o blindex para que a antena pare de receber o sinal. É errôneo o pensamento de que o sinal irá ultrapassar o vidro pelo fato de ele ser transparente.

A transmissão de sinais de comunicação pelo satélite é uma frequência que viaja do satélite para a sua antena em forma de ondas, que medem de um milimetro para baixo. As ondas da transmissão em banda c chegam a medir um milimetro, enquanto as da transmissão banda ku mem uma parcela disto, ou sejam, são muito menores.

É por isto que a onda banda C não ultrapassa totalmente a antena parabólica telada, ela reflete na tela e volta para o LNBF, mas uma parcela da onda é perdida, não chegando a comprometer demasiado a recepção.

Por que parte da onda se perde numa antena telada é que vemos que sempre existem experiência para se cobrir a antena com material reflexivo, e se tem a idéia equivocada de que este material reflexivo tem que ser metal. Na realidade esse material reflexivo tem que ser o material que melhor se adeque à curvatura necessária na antena para a perfeita reflexão do sinal até o LNBF.

É neste ponto em que chegamos que se demonstra que o material utilizado nas antenas parabólicas transparentes vendidas em países europeus e asiáticos, o acrílico, é perfeito para a confecção de antenas parabólicas, já que sua maleabilidade na produção permite que se tenha uma antena com circunferência de reflexão do sinal vindo do satélite, perfeita.

Ou seja, o material utilizado, acrílico, não deixará a onda vazar, pelo contrário, assim como o vidro irá impedir a onda de passar, o acrílico, quando transformado em forma de antena banda ku, irá se sair tão bem ou melhor que as antenas de metal, no processo de refletir o sinal da antena para o lnbf.

Veja abaixo foto da antena banda ku transparente, que pode ser encontrada a venda em sites internacionais.


antena-parabolica-transparente