1.800 satÉlites serão lançados nos próximos 10 anos

902

A 5ª edição do estudo Manufacturing SatÉlite e Launch Services mostra que o mundo não vai abrir mão da comunicação via satÉlite nos próximos anos, muito pelo contrário.

Alguns entusiastas das novas tecnologias de internet davam como certo que com o crescimento constante da velocidade de conexão de internet em todo o mundo, catapultada pelo uso crescente da tecnologia de fibra, acabaria com a necessidade de uso de satÉlites para comunicação em todo o mundo e que, entre outras mÁ­dias, a televisão mudaria completamente para a internet e sua futura super rede de fibras óticas.

No entanto não É esta a aposta do mercado de comunicação, principalmente no que tange Á  televisão.

O relatória dá conta de que já 1.800 lançamentos de satÉlites com peso acima de 50 Kg previstos para os próximos 10 anos.

Entre estes haverão satÉlites para substituir satÉlites atualmente em uso e tambÉm satÉlites para acrescentar capacidade de transmissão a diversas posições geostacionárias.

O investimento total está orçado em cerca de 300 bilhões de dólares, já contabilizados os gastos em novas tecnologias que deverão reduzir consideravelmente o tamanho dos satÉlites a serem lançados.

Para quem acha que 1.800 satÉlites a serem lançados em 10 anos É um nÁºmero alto, basta dar uma vista no total de lançamentos do ano passado para ver que estes 1.800 lançamentos previstos podem aumentar durante a próxima dÉcada.

No ano de 2014 foram lançados 116 satÉlites, alÉm disto foram encomendados 149 satÉlites movimentando 1,4 bilhões de dólares.

O outro fato interessante É que o lançamento de satÉlites comerciais superou em nÁºmero o lançamento de satÉlites governamentais e militares, o que não ocorria deste 2010.


1800-satelites-lancados-proximos-10-anos