Esta semana eu publiquei aqui uma lista de cidades em que a tv a cabo, especificamente a operadora de tv por assinatura NET TV está sendo aberta pelo sistema de compartilhamento de chaves de acesso condicional via internet cardsharing.
O sistema de cardsharing para tv a cabo denominado Ncode abre os canais da NET TV em algumas dezenas de cidade brasileiras, especialmente as cidades onde a venda de receptores de tv pirata É mais forte no Brasil, regiões Sul e Sudeste do Brasil são as que tem a grande maioria destas cidades.
Agora eu fui surpreendido por um vÁdeo no Youtube demonstrando um receptor de tv a cabo da marca Nazabox que foi lançado recentemente, o Nazabox Cable+ Gold.
O Nazabox Cable+ Gold É um receptor com Android, que segundo as informações contidas no vÁdeo postado pelo Youtube, se auto-atualiza e se auto-configura para funcionar em 100 cidades onde ele pode ser instalado e tem que estar plugado em um cabo de tv a cabo da NET.
O usuário do Nazabox Cable+ Gold acessa um menu no receptor onde tem que escolher em qual cidade o receptor de tv a cabo será utilizado, a partir daÁ ele busca os canais que são oferecidos pela NET nesta cidade e se configura para poder abrir o sinal destes canais, a abertura dos canais É via IKS grátis.
Pelo que eu pude ver no vÁdeo não há muita diferença entre as cidades oferecidas pelo Nazabox Cable+ Gold e as oferecidas pelo Ncode, eu não contei a quantidade de cidades que aparecem no vÁdeo mas não me parece haver 100 cidades para escolha.
O Nazabox Cable+ Gold É Android Nativo e por isto ele tem um hardware robusto para um receptor de tv a cabo, com memórias padrão DDR3 e processador Dual Core e placa de vÁdeo, GPU, dedicada.
O Nazabox Gold já vem com aplicativo Netflix instalado, no entanto, só os assinantes Netflix É quem tem acesso ao conteÁºdo Netflix.
O Nazabox Gold tambÉm promete IPTV e o usuário pode instalar outros aplicativos compatÁveis com Android.
Já tem loja virtual aqui no Brasil fazendo prÉ venda deste receptor por R$ 540, eu não encontrei este Nazabox Gold nem em lojas do Paraguai e muito menos no site oficial da Nazabox.
Vale sempre relembrar que a abertura de canais de tv a cabo sem a permissão da operadora de tv a cabo tem um peso legal diferente da abertura de canais da tv por assinatura, isto por que a legislação brasileira prevê o uso não autorizado de sinal originado por meio fÁsico, como É o caso da tv a cabo em que se está com o receptor ligado diretamente no cabo da operadora, configurando o roubo do produto da operadora de tv a cabo.
Eu sei que o assunto É polêmico e sempre dá muita conversa quando eu cito ele, tambÉm sei que não há exemplos de usuários que tenham tido problemas legais por causa disto, mas É sempre bom o usuário destes receptores estar ciente que o uso deles pode sim trazer problemas na justiça para o usuário.
