O preço das lÁ¢mpadas de LED despencou e eu comprei para substituir as florescentes… Será que valeu a pena?

1708

Quando as lÁ¢mpadas de LED padrão E27, que são os soquetes que usamos em casa para as lÁ¢mpadas incandescentes e florescentes compactas, chegaram ao mercado eu já tinha vontade de comprar algumas para substituir as lÁ¢mpadas florescentes compactas que atualmente são o padrão do mercado.

Eu queria trocar todas as lÁ¢mpadas de casa por uma simples razão, a promessa das lÁ¢mpadas de LED de durarem de 20 a 30 anos sem necessidade de substituição pois elas não queimam nem tem circuitos tão delicados como os das lÁ¢mpadas incandescentes e florescentes compactas, e tambÉm por que consumem a metade da energia das lÁ¢mpadas florescentes compactas para entregar a mesma eficiência de iluminação.

Confesso que sempre tive um pÉ atrás com as duas afirmações sobre as lÁ¢mpadas de LED, por que eu sou igual São TomÉ, eu só acredito vendo.

Não consegui o meu intuito naquela Época por um simples motivo, o valor das lÁ¢mpadas de LED E27 sempre foram muito proibitivos.

Eram proibitivos, já não são mais tão proibitivos pois os fabricantes já estão oferecendo no mercado brasileiro lÁ¢mpadas de LED com valor bem mais convidativo e com um custo benefÁ­cio excelente, bem melhor que o custo benefÁ­cio das lÁ¢mpadas florescentes compactas.

Preste bem atenção nesta informação, você que está acostumado a comprar a lÁ¢mpada florescente compacta, já É hora de mudar este hábito e passar a comprar a lÁ¢mpada de LED padrão E27, abaixo vou fazer algumas comparações simples para lhe ajudar a comparar a eficiência da lÁ¢mpada de LED contra a lÁ¢mpada florescente compacta.

Primeiro eu gostaria de falar como comprei minhas lÁ¢mpadas de LED, ainda não comprei para substituir todas as lÁ¢mpadas da casa mas vou fazer isto em breve, por enquanto comprei quatro lÁ¢mpadas, não por que as achei caras mas por que eu gostaria de ter mesmo a certeza de que a qualidade da iluminação das lÁ¢mpadas de LED era similar Á  iluminação das lÁ¢mpadas florescentes compactas que eu estou acostumado a utilizar.

No final da semana passada fui a uma loja da Leroy Merlin para comprar fio 4 vias a fim de instalar um video porteiro, alÉm de não encontrar ainda fui muito mal atendido pois os vendedores do setor de fio nem sequer sabiam me informar se algum dia a Leroy Merlin ofereceu fio 4 fios aqui em GoiÁ¢nia sendo que o site da loja informa que há fio 4 vias na loja e pelo preço de R$ 0,75 o metro.

Não encontrei o fio mas ao dar uma passeada pela loja encontrei duas estandes lotados de lÁ¢mpadas de LED E27 com o design parecido com as antigas lÁ¢mpadas incandescentes, eram lÁ¢mpadas de LED de 7W e de 10W.

Para a melhor informação, as lÁ¢mpadas de LED tem uma eficiência de iluminação bem maior que as lÁ¢mpadas incandescentes e que as lÁ¢mpadas florescentes pois o LED não aquece tanto quanto estas duas Áºltimas tecnologias. O resultado É que as lÁ¢mpadas incandescentes e florescentes desperdiçam uma parte maior de sua potência declara em Watts produzindo calor ao invÉs de produzir luminÁ¢ncia.

Quanto menos calor a lÁ¢mpada gera signfica que ela usa mais de sua potência em Watts para produzir luz, das três tecnologias o LED É a tecnologia mais eficiente.

Isto É importante pois a iluminação gerada por uma lÁ¢mpada de LED de 7W É bem maior que a gerada por uma lÁ¢mpada florescente de 7W que É bem maior que a gerada por uma lÁ¢mpada incandescente de 7W.

AÁ­ que sempre esteve a minha dÁºvida pois os fabricantes de lÁ¢mpadas LED mais ajudam a confundir do que a informar sobre qual a potência correta de lÁ¢mpada de LED precisamos comprar para substituir as lÁ¢mpadas que usamos em casa atualmente.

Eu já sabia que a lÁ¢mpada de 7W deveria ser equivalente a uma lÁ¢mpada entre 50 e 60 W incandescente, ou uma lÁ¢mpada de 15W florescente compacta.

Por isto comprei duas lÁ¢mpadas de 7W, que instalei uma no corredor e uma em um banheiro, substituindo nos dois locais lÁ¢mpadas florescentes compactas de 20W.

O banheiro, pelas dimensões reduzidas, ficou com uma iluminação satisfatória mas não tão claro quanto estava anteriormente, mas a diferença não foi assim tão gritante que se possa dizer que esteja incomodando ou que comparativamente com iluminação anterior, tenha ficado tão fraco que a percepção seja ruim.

Ou seja, para o banheiro que de aproximadamente de 1,5m X 3m a iluminação ficou boa sendo que a minha esposa disse que atÉ consegue ver detalhes no rosto dela no espelho para saber se está precisando fazer alguma limpeza de pele e essas coisas femininas. A dona patroa não reclamou então a substituição da lÁ¢mpada florescente que era de 20W por esta LED de 7W está aprovada.

A LED de 7W pode não iluminar igual a uma lÁ¢mpada de 60W incandescente, mas ela está acima da de 50W.

No corredor que É na realidade uma entrada L entre o banheiro e a porta dos três quartos da casa, um espaço pequeno, foi onde achei que a lÁ¢mpada de 7W se saiu melhor, não notei diferença nenhuma entre a lÁ¢mpada florescente de 20W que estava lá e a lÁ¢mpada de LED de 7W que eu coloquei lá.

Só com estas duas lÁ¢mpadas já há uma economia de 26W que foram retirados.

Me restaram duas lÁ¢mpadas de 10W que fiquei procurando local para instalar, tentei na sala mas ela não se saiu muito bem substituindo uma das lÁ¢mpadas de 25W que lá estavam, na realidade eu não achei tão ruim, mas a patroa reclamou, a lÁ¢mpada saiu.

Parti para a cozinha, onde tambÉm havia uma lÁ¢mpada florescente de 25W que equivale a uma lÁ¢mpada de 100W incandescente, substitui por uma lÁ¢mpada de 10W mas não fiquei satisfeito pois sabia que a dona patroa iria reclamar, como no local do plafon haviam dois bocais, coloquei lá a outra lÁ¢mpada de 10W de LED e a iluminação ficou muito boa.

O problema É que o design da lÁ¢mpada LED que comprei não favorece ela a fica na posição horizontal, que É como estão os bocais no banheiro e na cozinha pois ele tampa um dos lados da lÁ¢mpada oferecendo menos iluminação para aquele lado.

De qualquer maneira as duas lÁ¢mpadas de LED de 10W substituiram muito bem a lÁ¢mpada florescente de 25W economizando mais 5W.

Mas há um outro fato bastante importante que se deve saber sobre as lÁ¢mpadas florescentes que as fazem gastar mais energia, e com isto, comparativamente, as lÁ¢mpadas de LED serem bem mais econômicas que as florescentes.

Quando se ascende uma lÁ¢mpada florescente, mesmo as compactas, ela tem uma peça, o starter, que necessita de um pico de energia para conseguir fazer esta lÁ¢mpada ascender e alcançar todo o seu potencial de iluminação. Ou seja, ela gasta uma quantidade consideríel de energia cada vez que se ascende ela e isto já rendeu entre os especialistas em energia sÉrias discussões sobre a quantidade mÁ­nima de tempo que uma lÁ¢mpada florescente deve ficar acesa a cada vez que se ascende ela para que ela realmente seja mais econômica que uma lÁ¢mpada incandescente.

Trocando em miÁºdos, uma lÁ¢mpada florescente compacta pode gastar tanta energia quanto uma incandescente se a pessoa usar ela só por alguns minutos e desligar, e o padrão de uso desta lÁ¢mpada seguir esta regra.

Já a lÁ¢mpada de LED não sofre com este problema, apesar de ter alguns poucos circuitos eletrônicos, ela se ascende de imediato e na sua potência máxima de iluminação, sendo que o gasto de energia dela É linear, não há pico de consumo de energia na lÁ¢mpada de LED.

Por fim, no ML, aquele site famoso de leilões que já não tem mais leilões só venda direta, eu encontrei diversos anÁºncios de lÁ¢mpadas de LED que se parecem em design com lÁ¢mpadas florescentes compactas. Vou comprar algumas com potência de 12W, 16W e 24W e então volto a escrever sobre o assunto.

Eu preciso de 17 lÁ¢mpadas E27 para substituir as lÁ¢mpadas de toda a casa, mais três lÁ¢mpadas de tubo para substituir as lÁ¢mpadas da garagem.

Sim, existem lÁ¢mpadas de LED que substituem as lÁ¢mpadas de tudo.

Pelos meus cálculos aos substituir tudo terei a mesma economia em consumo energÉtico que teria se passasse a suar uma TV a menos em casa.

Acontece que a economia conseguida com o LED não vem somente no consumo energÉtico, mas tambÉm na manutenção, já que elas devem durar quatro vezes mais que as florescentes compactas, e me custaram em preço pouco menos que o 1,5X o preço da lÁ¢mpada florescente equivalente.

Vale a pena trocar a lÁ¢mpada florescente compacta pela lÁ¢mpada de LED.


lampada-led-vale-a-pena