NOVO BTV X 4K É UM BOM APARELHO?

1468

Cresceu neste começo de ano a quantidade de perguntas sobre TV Box, especialmente sobre os modelos “nacionais” de TV Box, como os que já publiquei aqui, da Aquário e da Visiontec:

SMART TV BOX STV-2000 DA AQUÁRIO POR R$ 299 – VALE A PENA?

VISIONTEC VT7700 E A FUNÇÃO BLUETOOTH QUE NÃO FUNCIONA, O QUE FAZER? [PERGUNTA DO LEITOR]

Mas também estão me chegando perguntas sobre os já clássicos TV Box modificados para funcionarem como receptor Iptv, os TV Box para TV pirata.

Já há bastante material publicado aqui no GPS.Pezquiza.com, tanto dos HTV quanto dos BTV, Tigre. Mas como sempre, o GPS.Pezquiza.com nunca publica nada que ajude a piratear a tv por assinatura ou conteúdos protegidos, as nossas matérias são sempre no sentido de informações sobre o aparelho ou alguma coisa que seja pertinente ao mercado. E é nesse sentido que resolvemos publicar uma resposta a um pedido de um leitor, que como é comum acontecer, pediu para não ser identificado.

MAIS SOBRE HTV, CLIQUE AQUI

MAIS SOBRE BTV, CLIQUE AQUI

O nosso leitor enviou a seguinte pergunta:

“Sei que não avalia aparelho para dizer se ele é bom para pirataria ou não, mas poderia fazer uma matéria dizendo se as especificações do novo BTV X 4K o tornam um bom aparelho? Agradeço se atender ao meu pedido para eu considerar se compro um.”

Junto ao pedido foi enviado um link o qual, pelos motivos que nossos seguidores já sabem, não irei publicar aqui.

Vou começar com uma pergunta que o leitor não fez sobre o aparelho, mas já que ele está considerando a compra, tenho que dizer, o tal BTV X 4K, assim como a versão anterior do BTV e outros receptores IPTV com o mesmo objetivo, é caro pra caramba.

Mais um ponto é enxergarmos em que situação as apreensões de TV Box e outros eletrônicos pela Anatel, colocou os consumidores deste tipo de aparelho: considerar pagar tão cara em um aparelho, talvez nem pelo fato de ele estar preparado para a pirataria, pois como já disse aqui várias vezes, nem todo TV Box é preparado ou comprado para piratear, há sim mercado para TV Box comum só para tornar a TV Smart e usar aplicativos com conteúdo legal; mas pelo que me parece neste tipo de pergunta, o consumidor considera pagar caro só pelo fato de o TV Box estar disponível para compra no Brasil. Não podemos esquecer que, neste caso, o aparelho tem grande chance de ter entrado como contrabando via Ponte de Amizade.

Quanto ao hardware (aparelho em si) que é a pergunta do leitor, o link que ele enviou apresentou o BTV X 4K com as seguintes especificações:

– Processador Quad Core

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

– Aceleradora gráfica GPU 4Core 600Mhz Mali-450

– Memoria 2GB DDR3

– memória Flash 16GB

– Rede com fio é de 10 / 100M sendo a interface de rede adaptável

– Rede sem fio possui 2.4GHz 802.11 b / g / n

– Sistema de software: Android 8

– HDMI 2.0 alem

– USB 2.0

Em termos de hardware este aparelho é bem melhor que o BTV e os HTV anterior, no entanto, ainda é um aparelho bem simples. É interessante notar que a configuração de processador e placa gráfica deles é exatamente igual à dos aparelhos STV-2000 da Aquário e VT7700 da Visiontec, no entanto, onde ele ganha muitos pontos em cima destes aparelhos nacionais é no fato de o BTV X 4K contar com 2GB de memória RAM enquanto os Aquário e Visiontec contam com apenas 1GB de memória RAM. Sim, 1GB de memória RAM a mais em um TV Box faz muito diferença para o bom funcionamento do aparelho.

E é exatamente pelo motivo de ter estes 2GB de memória RAM, com uma configuração de processador e placa gráfica que está um pouco acima dos TV Box de entrada, que eu digo para você que este aparelho funcionaria bem sim como um TV Box comum, seria um bom quebra galhos, sem exageros de ficar instalando muitos aplicativos nele.

Outro ponto a favor do aparelho é o Android 8.0.

No entanto eu não posso dizer quais foram as modificações que a BTV fez no firmware do aparelho para que ele possa funcionar com segurança como um receptor IPTV pirata logando no servidor IPTV da marca.

Essas modificações podem impactar significativamente o funcionamento do BTV X 4K, apesar de na publicidade do produto a marca afirmar que podem ser instalados aplicativos via Google Play, o que não era comum em versões anteriores deste tipo de aparelho, que costumavam limitar a uma loja de aplicativos própria da marca com poucos aplicativos recomendados e disponibilizados nesta loja.

Por fim, esta matéria não é aval e nem recomendação de compra para este aparelho BTV e nem outros do tipo. Mais uma vez, o preço pedido é absurdamente caro, um TV Box comum nas mesmas especificações de hardware pode ser encontrado por R$ 250 no ML.