ANDROID TV ESTÁ INVADINDO OS RECEPTORES DA TV POR ASSINATURA

6603

A IBC 2017 (International Broadcasting Convention) que está acontecendo em Amsterdã desde a sexta-feira 15 de setembro está trazendo muita coisa interessante para o universo da tv por assinatura e entretenimento em vÁ­deo.

Duas das maiores desenvolvedoras de soluções de software para a tv por assinatura estão demonstrando em seus stands a nova plataforma que deverá dominar as próximas gerações de receptores de tv para as operadoras de tv por assinatura, estas plataformas construÁ­das sobre o sistema operacional do Google, o Android e sua versão para a televisão, o Android TV.

Uma destas soluções mais maduras está sendo demonstrada pela iWedia, É o software Teatro-3.5 que já foi adotado pela fabricante de setop boxes (receptores) Askey.

Nos estandes tanto da Askey quanto da iWedia na IBC2017 dois modelos de receptores fabricados pela Askey e que tem como sistema operacional o Android TV modificado com o Teatro-3.5 estão chamando bastante atenção do pÁºblico que comparece ao evento.

O Asky STI6080 UHD IPTV + OTT Android TV STB É um poderoso receptor que funciona apenas conectado Á  internet e apenas com recepção de conteÁºdo via IP, É um dos receptores de tv mais recentes desenvolvidos pela Askey para operadoras de tv por assinatura que suporta 4K com compressão HEVC. Baseia-se no chipset S912 da Amlogic com um poderoso processador de 64 bits quad-core e uma olaca de vÁ­deo penta-core com suporte a 3D. Ele está equipado com para recepção Wi-Fi padrão 11ac, Bluetooth 4.1, entrada para cartão SD e uma porta USB OTG que suporta acessórios de rede, de busca por voz, expansão de armazenamento e pode ser usada pela operadora de tv para configuração no receptor.

Já o Askey STS2060 UHD IPTV + DVB Android TV STB É um receptor hÁ­brido que tambÉm suporta 4K HEVC. Baseia-se no chipset BCM72604 da Broadcom com as seguintes caracterÁ­sticas: processador de 7 bits dual-core e placa de vÁ­deo 3D de 1,2 Gpix/s. AlÉm dos serviços IPTV e OTT ele tem suporte ao tuner DVB-S2 para tv via satÉlite e DVB-C para tv via cabo, que oferece a vantagem de um modelo de negócios mais flexÁ­vel para as operadores de TV por assinatura.

O Android TV Teatro-3.5 oferece como atrativos para as operadoras de tv por assinatura players de multimÁ­dia desenvolvidos especialmente para a entrega de broadcasting, multicast e unicast e implementação de serviços de entrada Android TV Input Framework (TIF).

AlÉm disto o Teatro-3.5 oferece APIs adicionais ao Android TV que acrescentam funcionalidades para as necessidades dos serviços da TV Paga bem como facilita a inclusão de aplicativos especÁ­ficos de cada operadora de tv por assinatura.

Por exemplo, quando o receptor É ligado ele já abre com o aplicativo C-More Live que É o aplicativo de tv ao vivo do Teatro-3.5, ele tem funções semelhantes ao sistema operacional dos receptores atuais usados pelas operadoras de tv como o banner zapping, lista de serviços, Grade EPG, PVR e Time Shift.

O Android TV Teatro 3.5 tambÉm já vem preparado para os sistema de criptografia da tv por assinatura, já tendo em si implementados os sistemas de acesso condicional (CAS) e configurado para a conexão com plataformas de entrega de serviços (SDP) e redes de entrega de conteÁºdo (CDN).

Da maneira como a preferência dos consumidores caminha a passos largos para o IPTV e com a necessidade crescente de oferecer conteÁºdo de streaming para os seus assinantes É bom mesmo que as operadoras de tv por assinatura abram o olho para a tecnologia e ofereçam este tipo de receptor o mais rápido possÁ­vel para os seus assinantes.

É torcer para que a novidade chegue logo ao Brasil.