IndÁ­os causaram APAGÁƒO NA TV DIGITAL TERRESTRE em São Paulo

3178

Se de repente você estiver de boa aÁ­ na sua casa assistindo ao noticÁ­ario, a um jogo de futebol, um seriado, sua novela… e o sinal da tv terrestre sumir do nada pode ser que as torres de transmissão de tv da sua cidade tenham sido sequestradas por indÁ­genas.

É, agora quando os Á­ndios querem fazer um proteste pra causar impacto eles vão logo É nas torres de transmissão de tv e arrancam tudo da tomada.

O caso aconteceu na Áºltima semana em São Paulo, no Pico do Jaraguá, onde cerca de 200 Á­ndios tomaram as instalações das torres de transmissão e teriam desligado alguns dos transmissores deixando cerca de 600 mil residenciais sem o sinal de tv digital na região metropolitana de São Paulo.

Os Á­ndios informaram que estavam ocupando o local em protesto Á  revogação de posse de terras indÁ­genas na região do Parque do Jaraguá, onde fica o pico do Jaraguá com as torres de transmissão de tv, ponto mais alto da capital de São Paulo.

Depois de muitos anos de análisa em 2015 uma lei havia determinado a posso de uma extensa área na região do Jaraguá em favor dos Á­ndios guaranis que tem cinco aldeias na região.

O governo federal em ato recente resolveu revogar a posse das terras indÁ­genas em favor de um projeto de privatização da área.

Os Á­ndios culpam o governo estadual pelo caso da privatização das áreas indÁ­genas e pelo que os órgãos responsíeis informam o projeto É de apenas conceder direito de instalação de lanchonetes e administração do estacionamento do parque e que isto não atingiria as áreas indÁ­genas.

O governo tambÉm negou que os Á­ndios tenha conseguido invadir as torres de transmissão no Pico do Jaraguá e pelas informações que eu obtive o tal apagão da tv digital terrestre em São Paulo teria sido um leve transtorno que foi logo resolvido.

Mas pelas reportagens que eu vi sobre o problema os Á­ndios conseguiram desligar transmissores de tv e tambÉm de sinal de celular, e tambÉm desligaram as luzes de segurança que indicam para a aviação onde ficam as torres durante a noite mas logo as religaram ao saber que poderiam provocar um acidente aÉreo por conta deste desligamento.

Cerca de 600 mil moradores da Zona Norte de São Paulo e cidades vizinhas foram afetados pelo desligamento destes sinais de telecomunicações.