O YOUTUBE 4K ESTÁ MESMO REPRODUZINDO 4K NA MINHA SMART TV 4K?

2367

O GPS.Pezquiza.com recebeu o seguinte e-mail do leitor Magno:


Boa noite, estou fiz 2 visualizações nas minhas smart tv e constatei que na aba (viewport) 1920×108*2, isso quer dizer 4K?

Estou usando usando uma BOX TV para acessar esse conteudo chamada (NVIDIA SHIELD TV).

Gostaria de um Player para instalar na BOX que mostre a resolução que esta sendo reproduzido, pois quero identificar se realmente estou assistindo o conteÁºdo em 4K. Pois tem muito conteudo 4k falso. Agradeço se me ajudar… Desde já obrigado….

Obs. o leitor tambÉm enviou algumas fotos das EstatÁ­sticas para Nerd mostradas pelo aplicativo do Youtube nas Smart TVs que ele citou

Esta questão do viewport 1920X1080*2 mostrada pelo Youtube tem gerado muita controvÉrsia na internet, apesar de o próprio Youtube já ter dado algumas respostas sobre a informação em seu perfil de suporte no Twitter, @TeamYoutube, estas respostas não deixaram ninguÉm satisfeito ainda, confesso que nem eu.

Pesquei no Twitter uma pergunta feita por um usuário do Nvidia Shield que tambÉm enviou fotos para demonstrar a diferença entre esse TV Box e o Playstation 4 ao mostrar as EstatÁ­sticas para Nerd do Youtube, veja a pergunta:

Alan Nulph @Sylon00
13 de nov de 2017

.@TeamYouTube in the Stats for Nerds, here’s the same 4K video from @MKBHD viewed on the @nvidiashield (top) & the @PlayStation 4 Pro (bottom) on the same 4K tv. What’s the Viewport mean & why would it be different? Any help would be great, just trying to understand it. Thanks!

* TeamYouTube , nas estatÁ­sticas para Nerds, aqui está o mesmo vÁ­deo 4K do @MKBHD visualizado na @nvidiashield (em cima) e no @PlayStation 4 Pro (abaixo) na mesma tv 4K. O que significa viewport e por que eles são diferentes? Uma ajuda seria excelente, estou só tentando entender isto. Obrigado

Veja a foto que ele postou para exemplificar a pergunta que fez ao suporte do Youtube:

A respota do Team Youtube foi a seguinte:

Hi Alan, viewport refers to the dimensions of the playback area of the video. Both of them are not different if you notice, it’s 1920 x 1080 * 2 on shield which is the same as 3840 x 2160 on your console. Hope this helps clarify!

Olá Alan, a viewport se refere Á s dimensões da área de reprodução do vÁ­deo. Ambos não são diferentes se você observar, ele É 1920X1080*2 na Shield que É o mesmo que os 3840X2160 no seu console (PS4). Espero ter ajudado a esclarecer!

Como você pode notar aÁ­ na resposta do Youtube, ela parece esclarecer bem o assunto mas na realidade É uma resposta bastante evasiva, parece que o Team Youtube disse o que É melhor para o aplicativo, mas não rezou a missa por completo.

Há muitos usuários de Smart Tvs nos fóruns sobre o assunto dizendo que o que ocorre É que o aplicativo do Youtube em alguns dispositivos que se dizem 4K na realidade não tem a capacidade de reproduzir em 4K real, então eles usam o truque de entrelaçar a imagem.

Então quando o aplicativo do Youtube relata que o Viewport (janela de reprodução) É de 3840X2160 a imagem que você está assistindo É um 4K real, ou seja, É uma 2160P, o P É de resolução progressiva, quando cada frame (quadro) da imagem É mostrado por completo na tela a cada atualização da tela – por exemplo, se você É informado que a imagem no ViewPort É de 3840X2160 @60FPS, a cada segundo É mostrado para você 60 frames completos, ou seja, 60 imagens completas, o que, comparando, seria como se você estivesse vendo 60 fotografias por segundo formando aquele vÁ­deo.

Vamos então ao caso dos 1920X1080*2, que segundo alguns amantes de TV estão falando em fóruns internacionais, seria uma forma diferente de o Youtube informar que o aplicativo está enviando 2160i para a sua televisão, o i É de resolução entrelaçada, um truque antigo dos players de vÁ­deo e sintonizadores de tv, para economizar trabalho e simular uma resolução mais alta da que realmente conseguem formar a cada quadro exibido na tela da TV.

O truque do entrelaçado É simples, a tela da TV 4K É formada por 2160 linhas de pixels, se você multiplica 1080 por 2 terá exatamente 2160. Para simular a imagem 4K o aplicativo do Youtube atualiza, a cada frame, somente metade destas linhas, em uma atualização de frames ele atualiza somente as linhas pares, na próxima atualização de frames ele atualiza somente as linhas impares, a linha que não foi atualizada naquele permanece congelada com o que foi mostrado anteriormente. Como o olho humano não É tão rápido para perceber este truque, a imagem continua a parecer um 4K real, mas não É.

Por exemplo, se na informação Current/ Optimal Res (Atual/ Melhor Resolução) está te mostrando 3840X2160@30FPS/3840X2160@60FPS, isto significa que o vÁ­deo que você está assistindo está sendo captado neste momento pelo aplicativo do Youtube a 3840X2160 a 30 quadros por segundo e se a sua internet estivesse com uma conexão mais rápida/estíel ele poderia ser captado a atÉ 3840X2160 a 60 quadros por segundo; no entanto na ViewPort, ou seja, no que está sendo realmente exibido para você, o que você está assistindo É um 4K simulado, um upscaling ou entrelaçado, com duas imagens de 1920X1080, cada uma sendo atualizada 15 vezes por segundo, da maneira que expliquei acima.

O Youtube não está mentindo ao dizer que isto É uma imagem 4K, já que É necessário se ter 2160 linhas para entrelaçar duas imagens de 1920X1080, no entanto É realmente uma imagem 4K de menor qualidade.

Isto tambÉm não significa que a sua TV não É capaz de mostrar imagens 4K de forma progressiva, ou seja, com quadros cheios a cada atualização de frame da imagem, a limitação será mesmo somente do Youtube e dos aplicativos na TV ou na Box que você estiver usando que não consegam trabalhar com o 4K real.

Espero te ajudado a esclarecer as ideias e continue conosco.
SIM, NÁ“S TEMOS TELEGRAM E SE VOCÁŠ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÁ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial