Canais grandes começam a sumir do Youtube por causa do Red

926

O Youtube pago, ou Youtube Red, serviço foi lançado pelo Youtube na última semana, por enquanto somente nos Estados Unidos, já está causando uma grande confusão entre os criadores de conteúdo que estão nas duas pontas do Youtube: os muitos grandes e os pequenos que estão tentando fazer sucesso com seus canais na plataforma.

O Youtube Red é o Youtube para assinantes, onde não haverá propagandas e será possível baixar vídeos para assistir offline, o valor da assinatura mensal, lá nos Estados Unidos, é de 10 dólares.

O valor da assinatura será dividido, através de uma fórmula ainda não clarificada pelo Youtube, entre a plataforma e os criadores de conteúdo.

E é justamente a tal assinatura que vem causando estragos no Youtube americano e pode fazer a plataforma perder 1% de grandes criadores de conteúdo que geram muito dinheiro em publicidade nos seus canais no Youtube.

Vamos à primeira grande baixa de grande canal no Youtube dos Estados Unidos, o canal da ESPN.

A ESPN tinha um grande canal no Youtube onde colocava vídeos com o resumo de grandes eventos esportivos transmitidos pela emissora nos Estados Unidos, enquanto a renda do canal vinha só dos anúncios no Youtube tudo estava em paz, como agora os criadores de conteúdo são obrigados a aceitar que os seus canais também façam parte da plataforma para assinantes, os detentores dos eventos esportivos transmitidos pela emissora começaram a exigir pagamento por essa parcela de assinantes.

A reação da ESPN foi tornar tirar todos os vídeos que estavam em seu canal no Youtube e prometer aos espectadores do canal que irá criar uma plataforma de vídeos em seu próprio site.

E se a ESPN, que é um canal gigante tomou esta medida é por que os valores que ela receberia do Youtube Red não dariam para pagar os direitos exigidos pelos organizadores dos eventos esportivos.

A dúvida agora é quantos canais mais tomarão a mesma medida.

E o que os canais pequenos tem a ver com isto?

Eles já começaram a organizar um abaixo assinado online contra o Youtube Red pois a maneira como a plataforma foi desenvolvida tem tudo para diminuir ainda mais os ganhos dos canais pequenos e alavancar os ganhos de alguns dos grandes astros do Youtube, como o canal de games PewDiePie. Isto se os desenvolvedores de games não exigirem uma bela porcentagem por conta da renda vindo de assinantes…