TV Digital Terrestre por Assinatura

152

Será que existe TV Digital Terrestre por assinatura? Sim, existe, e estranho para mim é que existam pessoas que duvidem que há tv por assinatura que “funciona” através da tv digital terrestre.

Essa dúvida/discussão surgiu por conta dos últimos vídeos que postei no canal GPSPezquizaOficial, comentando sobre as mudanças da TV Digital Terrestre que deverá migrar para o sinal de 5G. Com esta migração as emissoras terão uma segunda chance para ofertar conteúdo pago através desta nova tv digital terrestre.

Vale a pena assistir:

Como CAPTAR TV DIGITAL TERRESTRE via sinal de internet 5G

Fim da TV Digital Terrestre

Não vou aqui dizer o nome da pessoa que “gentilmente” levantou a dúvida, mas vou falar sobre a motivação desta dúvida.

Há muita gente que associa a TV Digital Terrestre com canais abertos, e além, associa até mesmo que por ser TV Digital Terrestre há uma impossibilidade de transmitir canais de forma fechada, assim como ocorre em outras tecnologias como a tv via satélite e o cabo.

Fazer esse tipo de associação é um engano, a grosso modo é a mesma coisa que dizer que em um rodovia pública não tem como haber pedágio.

A TV Digital Terrestre como meio de tráfego de sinal de televisão é apenas um meio, implementar ou não um bloqueio no conteúdo que está sendo transmitido e cobrar para o espectador consiga remover este bloqueio está apenas limitado à vontade/interese dos que estão transmitidno o canal (e a regulamentação sobre o assunto que permita ou não cobrar assinatura através da tv terrestre).

Confesso que eu não sei se é permitido ou não, aqui no Brasil, cobrar assinatura por conteúdo transmitido através da tv digital terrestre. Mas quem tem uma certa idade, assim como eu, com certeza vai se lembrar que nos anos 90 do século passado haviam no Brasil algumas operadoras de tv por assinatura que operavam através de sinal terrestre.

Por exemplo, aqui em Goiânia havia a TVA (acredito que em Brasília também) que transmitia em sinal analógico terrestre mas que sucumbiu com a chegada da tv paga digital via satélite. Sim, a tv digital chegou ao Brasil primeiro na tv por assinatura e bem antes da chegada da tv digital terrestre.

Também falei recentemente aqui no GPS.Pezquiza.com como as quatro maiores operadoras de tv paga no Brasil dominam 99% dos contratos neste mercado, restando apenas 164 mil assinantes para as outras operadoras. Dessa forma eu também não tenho notícias se existe alguma pequena operadora de tv paga que trabalhe oficialmente através da tv digital terrestre, mas encontrar esse tipo de operação fora do Brasil não tem a menor dificuldade.

Por exemplo, em uma rápida pesquisa no Google, em inglês, há matéria dando conta de que na Itália, no momento, há 21 canais por assinatura transmitindo através da TV Digital Terrestre. Recentemente eram 32 canais.

Veja: Italian pay DTT drops from 32 to 21 channels

Sem nem precisar rolar a página você também se depara com a informação de que há canais pagos transmitidos através da TV Digital Terrestre no Reino Unido.

Veja: List of DTT channels in the United Kingdom. Para melhor compreensão vou citar a parte em que deixa-se claro que há canais via Tv Digital Terrestre que cobram assinatura no Reino Unido: “Almost all channels broadcast on DTT are free-to-air, with a limited number of subscription channels (requiring a subscription to a pay-TV package) and pay-per-view channels (requiring a one-off payment to view an event) also available.”. Tradução: “Quase todos os canais transmitidos no DTT são gratuitos,com um número limitado de canais por assinatura (exigindo assinatura de um pacote de TV por assinatura) e canais de pay-per-view (exigindo um pagamento único para assistir a um evento) também disponíveis.”

Na Europa existem alguns receptores de tv digital terrestre preparados para receber o cartão de acesso condicional para canais transmitidos através da tv digital terrestre. Com a melhoria da tecnologia e maior disponibilidade de tráfego vindouros com a tecnologia da tv via 5G, o acesso condicional deverá migrar totalmente para o sinal 5G e ser resolvido através de implementação de software e decriptografia entre transmissor e dispositivo receptor.

Nós, brasileiros, não conhecemos muito sobre o assunto pois o nosso acesso aos melhores equipamentos para recepção de tv, seja terrestre, via satélite, cabo e internet é bastante limitado e neste caso, inexistente. Infelizmente há interesses que impedem que estas tecnologias cheguem ao Brasil.

Compartilhe e continue no GPS.Pezquiza.com.