O CHROMECAST FALSO NÃO FUNCIONA – COMO RESOLVER?

2068

Na última semana eu recebi uns quatro e-mails de pessoas que compraram um “chromecast falso”, um dongle tipo miracast que no mercado ainda responde por muitos outros nomes como mirascreen, eazycast, miradisplay e outros.

A questão nestes e-mails é sempre a mesma, o aparelho não funciona, que na realidade se traduz em: não sei como fazer este aparelho funcionar.

Infelizmente as pessoas vendem estes dongles como se eles funcionassem igual ao Chromecast, o que não é verdade, atualmente há uma clonagem do formato do produto, mas a maneira de configurar e também o funcionamento é diferente de um aparelho para o outro, sendo o Chromecast verdadeiro muito mais fácil de configurar e com funções muito mais avançadas que o aparelho “falso”, tipo miracast.

O Miracast é apenas um aparelho que espelha a tela do celular ou pc, ou seja, se torna dependente do que está passando simultaneamente para tela destes dispositivos, ou então depende de um servidor de conteúdo DLNA para rodar conteúdos através dele. Vale a pena destacar que há um aplicativo de nome AllConnect que dá melhor funcionalidade aos miracast.

Voltando à configuração inicial dos aparelhos, e já aí o Chromecast verdadeiro, da marca Google, se destaca, no aparelho original há um aplicativo que auxilia na configuração do Chromecast, este aplicativo é o Google Home e ele torna a configuração inicial fácil para todos os usuários. Já o aparelho falso não conta com aplicativo de configuração, obrigando o usuário a fazer a chamada “configuração no dedo”, habilidade esta que confunde até mesmo quem já tem experiência com computadores e smartphones já que os manuais de referência que vem com estes aparelhos são muito simplificados e escritos em língua estrangeira diversa, alguns vem com manual somente em chinês que é para acabar de complicar.

Do mesmo modo cada aparelho diferente apresenta uma tela inicial diferente, o que dificulta que nós mostremos cada caso individualizado, então vou falar aqui da lógica de configuração do aparelho é comum a todos os dispositivos do tipo miracast.

– A primeira coisa a se fazer é plugar o dispositivo na sua TV através da porta HDMI e ligar o cabo de energia nele, geralmente um cabo micro USB que pode ser ligado em uma porta USB na sua própria televisão ou em uma conector de energia com saída USB.

– Na televisão escolha a entrada HDMI à qual ligou o seu miracast e então você deverá ver uma tela inicial do aparelho, esta tela solicita que você faça a configuração do miracast, esta configuração inicial é a fornecer ao miracast a senha para que ele se conecte ao seu roteador de internet.

– Para fazer isto, se você está no seu smartphone o que você deve fazer é ir até a opção Wifi do seu smartphone, desligar o Wifi do smartphone e então ligar novamente, o smartphone deve mostrar para você quais são as opções de redes Wifi às quais ele pode se conectar, deve aparecer uma rede Wifi nova com um nome que tem a ver com o seu miracast, olhe na tela da sua TV que você verá que a tela mostrada pelo seu miracast está informando o nome desta rede e uma senha para se conectar a ela, no seu smartphone escolha essa rede informada pelo Miracast e então será solicitado uma senha de conexão a esta rede, novamente na tela da sua TV a senha também estará sendo mostrada abaixo do nome da rede, informe essa senha no smartphone e o seu smartphone estará conectado ao miracast.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

– A ação seguinte também pode ser feita através de um computador se você preferir, conecte o seu computador à rede mostrada pelo miracast, usar o computador até facilita o passo seguinte.

– O que você precisará fazer em seguida é abrir um navegador de internet, por exemplo o Chrome ou o Firefox, e no local onde você digita o endereço do site que deseja visitar você irá digitar uns números que estão também aparecendo na tela mostrada pelo miracast na televisão, você saberá quais números são esses pois eles estarão precedidos do http://, um exemplo: http://192.162.0.100. Lembre-se, esse número que coloquei foi só um exemplo, o que você vai ver será diferente, você tem que obrigatoriamente colocar antes do número o http:// para que funcione o próximo passo.

– Quando você coloca o número na barra de endereço do navegador e confirma abre-se uma tela para configurar o miracast, ela te mostrará algumas opções mas a que realmente nos interessa é a que indica Internet ou algo parecido, como Wifi, NetWork Setup… Vai depender do seu aparelho, o importante é que você entenda que esta opção é para conectar o seu Chromecast falso, Miracast, ao seu roteador de internet, escolha então essa opção.

– Abrindo a opção de configurar a rede no Miracast aí fica fácil, vão aparecer as redes reconhecidas pelo Miracast, verifique qual é a rede correspondente ao seu roteador, informa a senha de rede do seu roteador e o seu Miracast vai então se conectar à internet.

– Agora você pode novamente, no seu smartphone, desligar o Wifi e ligar novamente e então conectar o seu smartphone ao seu roteador de internet.

Agora é aproveitar as funções do miracast, certo? Pois até para isto pode ser um tormento para algumas pessoas pois o uso do espelhamento pode variar bastante de smartphone para smartphone, então eu aconselho fortemente que você baixe no seu smartphone o aplicativo AllConnect, que está no Google Play, pois ele vai salvar você de muito aborrecimento. Isso por o miracast precisar que o celular tenha a função de espelhamento que muitos usuários nem fazem ideia do que é e nem de onde está nos seus smartphones, o aplicativo AllConnect já organiza isto para você e melhor, ele também já organiza os aplicativos e conteúdos que podem ser espelhados para o seu miracast, de forma visual, tudo muito fácil.

O AllConnect está disponível no Google Play. Instale, inicie o aplicativo, Youtube, Vimeo, Netflix estarão disponíveis no ícone Online do aplicativo, a interface dele é bem intuitiva, não se preocupe pois você saberá usar facilmente.

É isso aí, boa sorte com o seu miracast, espero que com estas dicas consiga fazer o seu aparelho funcionar e a diversão esteja garantida.

SIM, NÓS TEMOS TELEGRAM E SE VOCÊ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÍ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial