CONCORRENTES DA NETFLIX ESTÁƒO FOMENTANDO A PIRATARIA, SEGUNDO ESTUDO

1258

Um estudo feito pela Global Internet Phenomena aponta que o aumento de oferta de plataformas legais de video on demand está ocasionando o aumento da pirataria de conteÁºdos digitais.

Quando do surgimento da Netflix como plataforma de conteÁºdos online e o posterior sucesso da plataforma, a pirataria de conteÁºdos digitais de filmes e sÉries diminui nas principais regiões que a consumiam no mundo, segundo análise de especialistas no assunto, pela grande disponibilidade de tÁ­tulos ofertados pela plataforma legal e com um valor acessÁ­vel.

Se É possÁ­vel conseguir filmes que se quer ver por um preço acessÁ­vel as pessoas não optarão por mÉtodos alternativos, era o que se dizia.

A pirataria irá sucumbir a alternativas oficiais que ofereçam um serviço melhor que o pirata e o êxito da Netflix comprova isto, tambÉm foi um lema bastante batido.

O tempo no entanto está derrubando estas afirmações e o que está provocando a volta da pirataria É justamente o aparecimento de várias plataformas legais de video on demand. O que acontece É que para competir com a Netflix os criadores destas novas plataformas, por exemplo: HBO e Disney, tambÉm investem em conteÁºdos originais e exclusivos para as suas plataformas, levando o consumidor a querer consumir estes conteÁºdos e no entanto não querer pagar um valor alto para assinar a todas as plataformas legais.

A Global Internet Phenomena foi buscar dados sobre o tráfego de torrent e descubriu que o tráfego de arquivos com conteÁºdo original pirateado das plataformas de video on demand subiu vertiginosamente.

As regiões que mais tem pirateado atravÉs de torrent, que segue sendo o mÉtodo preferido de pirataria em todo o mundo, são Europa, Oriente MÉdio e África.

O estudo tambÉm prevê que o aumento da pirataria destes conteÁºdos originais pode ocasionar na morte de algumas destas novas plataformas que tentam abocanhar o mercado de video on demand no mundo e então novamente a concentração do conteÁºdo em um menor nÁºmero de plataformas online com a eventual diminuição da pirataria digital.

Pirataria ou video on demand legal, quem vencerá essa disputa só os anos É que dirão.