APAGÃO DA TV ANALÓGICA TAMBÉM APAGA CANAIS ABERTOS NO SKY LIVRE/ SKY PRÉ PAGO [DÚVIDA DA LEITORA]

557

A leitora Aurelita enviou a seguinte questão para o e-mail do GPS.Pezquiza.com:

Bom dia, estou recorrendo a você pelo seguinte, tenho uma sky livre mais de 10 anos, por esse dias bloquearam alguns canais abertos como a globo, record, band, redetv etc, liguei pra eles e alegam que foi decisão do governo em cortar esses canais abertos, e que se eu fizer recarga voltam esses canais, pois disseram que esses canais vão ser pagos agora, esse ano já havia acontecido isso, liguei reclamando ai falaram que precisava recadastrar que voltariam os canais, então fiz o recadastramento e voltou os canais abertos, e agora isso, gostaria de saber se isso procede, estou tentando a varios dias ligar para a anatel, mas não consigo falar com eles.
obrigada desde já pela atenção aguardando resposta.

A leitora não citou qual é a cidade em que reside, mas acredito que seja uma cidade onde ocorreu o apagão da tv analógica há pouco tempo.

Ela descreve que na primeira vez que a Sky bloqueou os canais abertos no Sky Livre dela, houve a opção de desbloquear fazer apenas uma recadastramento, o que me faz entender também que no momento do tal “recadastramento” a cidade onde ela residia ainda tinha o sinal da tv analógica terrestre ativo.

Qual é a importância do sinal da tv analógica para os canais do Sky Livre e Sky Pré Pago estarem abertos ou bloqueados? As regras para a exploração comercial do sinal digital das emissoras abertas brasileiros, para uso em produtos de operadoras de tv por assinatura, editadas pelo governo federal, permitem a estas emissoras cobrar uma taxa mensal das operadoras de tv no Brasil a partir do momento em que a cidade onde reside o usuário/assinante desta operadora passar pelo desligamento da tv analógica terrestre.

Desta forma, a emissora está repassando esta taxa para os seus clientes. No entanto, a operadora já havia vendido o kit Sky Livre para os seus clientes com publicidade que dava a entender que o sinal das emissoras abertas estariam desbloqueados para sempre. A partir do produto Sky Pré Pago, apesar da publicidade do produto também não ser muito clara, este erro foi corrigido no contrato do produto.

Temos então um problema com os clientes Sky Livre que a Sky necessitava consertar, então, supostamente, no momento do recadastramento dos clientes Sky Livre, a operadora estaria migrando os antigos clientes Sky Livre para o produto Sky Pré Pago, “adequando-os” desta maneira à exigência de pagar uma taxa mensal (que é cobrada numa taxa única anual) para manter o sinal das emissoras abertas liberados.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

Estes produtos tem alguma minúcias que os clientes não tomavam conhecimento no momento da compra bem como muitos não guardaram a nota de compra do produto, que prova a data da compra e o tipo do produto comprado, o que pode facilitar a Sky a fazer a migração do tipo de produto dos clientes, de Sky Livre para Sky Pré Pago.

Por conta destes problemas o Ministério Público da Bahia entrou com um processo contra a Sky por propaganda enganosa, para que a Sky respeite as promessas feitas aos clientes Sky Livre, veja a matéria:

“SKY LIVRE” DENUNCIADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA POR PROPAGANDA ENGANOSA

O melhor que você tem a fazer é juntar o máximo de documentos possível que comprovem que o produto que você comprou foi mesmo o Sky Livre, pode ser a nota fiscal, comprovante de recarga com data mais antiga possível… e fazer uma reclamação no Procon. Se tiver provas mais consistentes, como a nota fiscal com data mais antiga descrevendo o produto Sky Livre, ir buscar os seus direitos num Tribunal de Pequenas Causas.

No entanto, nada disto fará a Sky liberar os canais para você de maneira rápida, para isto só mesmo fazendo a recarga e posteriormente solicitando a devolução do valor pago.

Consumidor brasileiro sofre, e como sofre.

SIM, NÓS TEMOS TELEGRAM E SE VOCÊ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÍ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial