100MIL RECEPTORES PIRATAS DESTRUIDOS PELA RECEITA FEDERAL… E O QUE ADIANTOU?

3743

O site Tecnoblog pubicou uma matÉria, muito provavelmente em parceria com a ABTA (Associação Brasileira da TV por Assinatura), dando conta de que entre 2017 e 2018, a Receita Federal apreendeu na fronteira Brasil/Paraguai, e destruiu, cerca de 100 mil receptores de tv pirata.

A matÉria, entitulada Receita Federal destruiu 100 mil decodificadores piratas desde 2017, É confusa, cita nÁºmeros de apreensões desde 2015, com 30 mil apreensões, e então 2017 e 2018 com 50 mil apreensões por ano.

A ação, É comemorada como uma forma de “causar prejuÁ­zo” aos importadores de receptores piratas, diante de grandes prejuÁ­zos que estes causam Á  indÁºstria da tv por assinatura legal no Brasil. As estimativas, de prejuÁ­zos para ambos os lados, são, como sempre, bastante superfaturadas e não servem para medir a real dimensão do problema.

A ABTA insiste que um receptor pirata a menos no mercado brasileiro significaria um assinante a mais para uma operadora de tv paga, na prática isso não se transformaria em realidade, por muitos fatores, entre os quais, há muitos assinantes de pacotes básicos da tv paga que tambÉm pirateiam, alÉm dos que pirateiam e nunca seria assinantes.

A ABTA tambÉm insiste no erro de dizer ligar o combate aos aparelhos (tv nox e receptores) como uma forma efetiva de acabar com a pirataria da tv por assinatura, quando hoje vemos que, com o advento dos servidores IPTV, atÉ as Smart TVs já viraram receptor de tv pirata, bastando instalar o aplicativo correto nelas e configurar.

Ou seja, a Receita Federal e a ABTA estão secando gelo e comemorando como sendo um grande feito.

Não É desta vez ainda que conseguiram uma ação verdadeiramente efetiva contra a tv pirata no Brasil.