Sistema rival do GPS começou a operar… Beidou!

737

Não, isto não É nenhum palavrão, Beidou É o nome do sistema de navegação via satÉlite desenvolvido pela China para teoricamente rivalizar com o sistema navegação via satÉlite GPS, cujos satÉlites pertencem aos Estados Unidos.

O Beidou, que significa Ursa Maior, começou a operar comercialmente na Áºltima quinta-feira e está disponÁ­vel por enquanto para o território chines e para a Austrália.

Os militares chineses já estavam usando o Beidou a alguns meses e agora a navegação atravÉs do Beidou está disponÁ­vel tambÉm para a população civil do paÁ­s.

A limitação territorial tem como motivo a China ainda não ter lançado Á  órbita terrestre todos os satÉlites que devem compor o sistema de navegação Beidou. De um total de 56 satÉlites que deverão emitir sinais para o sistema de navegação chinês, por enquanto somente 16 satÉlites foram lançados Á  órbita terrestre.

A China pretende lançar os outros 40 satÉlites atÉ o ano de 2024, mas o governo chines afirma que em 2020 já será possÁ­vel utilizar o sistema em todo o mundo.

AlÉm do Beidou, China tem mais pretensões espaciais

Mas a China não pára por aÁ­ em sua conquista espacial, os chineses tambÉm estão construindo uma estação espacial e planejam enviar uma nave tripulada Á  Lua atÉ 2024.

Com isto a China pretende mandar alguns recados para os Estados Unidos e para o mundo.

O primeiro É que o governo comunista continua forte politica e economicamente.

O segundo É que numa eventual guerra contra a China ou da China contra qualquer nação, ela não pretende depender de um sistema de navegação global que pertence a outra superpotência e que pode ter o acesso bloqueado pelos Estados Unidos quando isto convier Á  nação americana.

Os projetos espaciais da China custam caro? Sim, muito caro, mas dinheiro parece ser a menor preocupação dos chineses.

Os chineses já estão vendendo celulares Android que conseguem captar o sinal dos satÉlites Beidou, confira no Aliexpress.
gps da China Beidou já opera comercialmente

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here