Em uma conferência para a imprensa em Helsinki, o diretor de maketing de serviços da Nokia, Jukka Hosio, disse estar oferecendo serviços de navegação para carros e pedestres em 74 paÁses e 46 lÁnguas. “Ovi Maps torna-se completamente livre a partir deste momento”, disse ele. Com isto a Nokia pressiona empresas chave no mercado de navegação como a TomTom e a Garmin, que desenvolvem softwares de navegação para smartphones. |
O que se espera É que haja uma queda na venda de navegadores GPS e um incremento no nÁºmero de smartphones com função GPS.

Atualmente existem quatro aparelhos GPS em uso para cada smartphone com função GPS, no entanto, em 2014 esse nÁºmero deve mudar e os smartphones com função GPS serão muito mais numerosos que os aparelhos de navegação GPS.
O valor das ações da TomTom e da Garmin caÁram na bolsa de valores, após o anÁºncio da Nokia.
A Nokia diz que sua iniciativa se deve Á perda no mercado de smartphones que sofreu em relação ao Iphone e ao BlackBerry, com isso, a Nokia pretende retomar mercado. Em meados de outubro passado a Nokia sofreu seu primeiro prejuÁzo em uma dÉcada, por conta da perda de mercado de smartphones para o Iphone e BlackBerry.
Poderá a Nokia retomar mercado oferecendo GPS gratuito aos seus clientes de smartphones?