QUANTO querem SBT, RECORD e REDE TV! pra ficar NA TV POR ASSINATURA

0
1249

E a novela da saÁ­da de SBT, Record e Rede TV! das grandes operadoras de tv por assinatura brasileiras ainda estÁ¡ rendendo, desta vez o assunto Á© o quanto estas emissoras, atravÁ©s da empresa que criaram em conjunto, a Simba Content, estÁ¡ querendo para liberar novamente seu sinal para as operadoras de tv paga.

Antes de mais nada vale a pena reforÁ§ar a questÁ£o de que elas saÁ­ram por que nÁ£o recebem nada enquanto a Globo recebe alguma coisa.

Vale levar em consideraÁ§Á£o tambÁ©m que a somando a audiÁªncia de SBT, Record e Rede TV! na tv por assinatura ela Á© muito maior que a audiÁªncia da maioria dos canais pagos.

Mas veja sÁ³ o argumento que o mercado de tv por assinatura quer que as emissoras levem em consideraÁ§Á£o:

– A receita com anÁºncios de uma emissora da tv aberta Á© bem maior que a receita com anÁºncios de uma emissora da tv paga.

– A receita com merchandising na tv aberta (aquele estilÁ£o TekPix) gera uma fortuna para a tv aberta e muito pouco para as emissoras fechadas.

– Muito da audiÁªncia de Ibope das emissoras de tv aberta Á© contabilizada por que os assinantes da tv paga estÁ£o sintonizados nestes canais da tv aberta.

Este Áºltimo ponto Á© sim uma verdade incontestÁ¡vel, tanto que jÁ¡ foi constatado jÁ¡ apÁ³s o desligamento do sinal do SBT, Record e Rede TV! ontem nas operadoras de tv por assinatura.

A Record perdeu cerca de 30% de audiÁªncia medida pelo Ibope, sendo que o Programa do Porchat caiu de uma audiÁªncia de 4,4 pontos na noite anterior ao desligamento, para 3 pontos quando jÁ¡ nÁ£o estava mais na tv paga.

AtÁ© mesmo os programas religiosos da madrugada, Fala que Eu Te Escuto, perderam demais, de 2,5 pontos na noite anterior para apenas 0,8 pontos apÁ³s o desligamento, o que com certeza representa uma boa queda de receita para a IURD.

A Record Á© a emissora aberta que estÁ¡ em segundo lugar no IBOPE.

JÁ¡ o SBT perdeu cerca de 20% de audiÁªncia com essa retirada da tv paga, o The Noite que marcou 5 pontos na noite anterior passou para 4,1 pontos apÁ³s o desligamento.

A Rede TV! foi a que menos sentiu, jÁ¡ que seus programas rendem traÁ§os de audiÁªncia, o Amaury Jr. por exemplo tinha 0,8 pontos na noite anterior e passou para 0,7 pontos apÁ³s o desligamento.

Desta forma a saÁ­da da tv paga pode causar em um prazo muito curto a reduÁ§Á£o do valor de espaÁ§o publicitÁ¡rio destas emissoras pois as agÁªncias nÁ£o vÁ£o continuar a pagar o mesmo que pagam atualmente para alcanÁ§ar menos pessoas nestes canais.

As emissoras no entanto continuam a teirmar que querem receber por seus canais na tv por assinatura e o valor pedido foi alto, oelas pedem pelo pacote das trÁªs emissoras, negociado atravÁ©s da Simba Content, o valor de R$ 15 por assinante, que viria a ser o mesmo valor que a Globosat cobra pelo seu pacote de canais na tv paga, como o Sportv e Viva, excluindo-se, Á© claro, os canaIs premium como os de futebol.

O que vocÁª acha, SBT, Record e Rede TV! exageraram na pedida?