Canais FORA DO AR no satÉlite hoje por causa de INTERFERÁŠNCIA SOLAR

3262

Hoje, 30 de março, aproximadamente entre as 12h55 e 13h15, algunas canais da tv por assinatura ficaram fora do ar por conta de interferência solar na recepção do sinal captador pelas operadoras em seus centros de distribuição de sinal.

Aqui em GoiÁ¢nia eu pude acompanhar quando os canais da Turner estiveram fora do ar, a operadora Vivo TV mandou um aviso na tela que dizia o seguinte:

“Transmissão interrompida por interferência solar. Aguarde, o sinal será restabelecido em breve.”

A principio eu imaginei que poderia ser uma mensagem configurada no meu receptor e que a interferência poderia estar ocorrendo na recepção do sinal da GVT na minha casa, já que o horário era próximo do horário em que o sol passaria atrás do satÉlite da Vivo TV em órbita, Intelsat 34, mas eu não tinha certeza do horário.

AÁ­ lembrei do vÁ­deo que eu publiquei sofre como fazer apontamento de antena parabólica com o auxÁ­lio da posição do sol, confere o vÁ­deo aÁ­, e fui lá na descrição do vÁ­deo pegar o endereço do site que calcula a posição do sol de acordo com o horário do dia.

Então, calculei a localização do sol em relação ao satÉlite no horário em que a GVT informou da interferência solar e descobri que na realidade o problema estava ocorrendo na captação de sinal no centro de distribuição da Vivo TV, que estava sofrendo interferência para pegar o sinal do Mux da Turner e da Discovery que É transmitido para as operadoras de tv por assinatura atravÉs do satÉlite Intelsat 21, que fica na posição orbital 58ºW.

A Turner transmite seus canais para as operadoras tanto do Brasil quanto para as operadoras em lÁ­ngua espanhola que atuam aqui na AmÉrica Latina.

Então É de se esperar que neste mês ocorrerão muitas falhas de sinal nas operadoras de tv por assinatura por conta da interferência solar.

Confere a tela de aviso de interferência solar da GVT TV, abaixo: