“MARGEM DE ERRO DO IBOPE É DE 100%” SEGUNDO EMISSORA DA COLÁ”MBIA

3009

E já está o Ibope envolvido mais uma vez em uma treta daquelas, desta vez o problema É com a emissora colombiana RCN televisión, cujo novo presidente está tecendo crÁ­ticas duras e pesadas contra a empresa de medição de audiência durante uma entrevista ao jornalÁ­stico El Tiempo da Colômbia.

Segundo a Wikipedia:

A ‘Kantar IBOPE Media É hoje uma empresa do grupo Kantar, especializado em gestão de investimento de informação, que por sua vez É parte da WPP, maior grupo de publicidade do mundo.

A principal especialidade da Kantar IBOPE Media É realizar medição de audiência televisiva. A empresa tambÉm realiza pesquisas de comunicação, mÁ­dia consumo e medição no meio digital, bem como monitoramento de investimento publicitário e pesquisas quantitativas em vários tipos de meios de comunicação, como TV, rádio, mÁ­dia impressa ou alternativa.

Anteriormente conhecida como IBOPE MÁ­dia, a empresa foi parte do grupo IBOPE atÉ outubro de 2014, quando passou a ser controlada pela Kantar.

O novo presidente da RCN Television É JosÉ Roberto Arango, conhecido como especialista em salvar empresas em dificuldade e amigo pessoal e de infÁ¢ncia do presidente colombiano Alvaor Uribe, de quem já foi assessor presidencial.

JosÉ Roberto Arango foi determinante na reorganização, com sucesso, de diversas empresas como Rápido Ochoa, Gravetal, AcerÁ­as Paz del RÁ­o, Coltejer e Famisanar.

A RCN Television já foi uma das principais emissoras da Colômbia mas vem passando por um mal momento, acumulando dÁ­vidas e baixos Á­ndices de audiência, este Áºltimo fator É apontado como o principal pelo mal momento em que passa a emissora.

Ao ser questionado sobre a baixa audiência da RCN Television, JosÉ Roberto Arango passou a acusar o Ibope pelo mal momento da emissora:

“Esse É um fator muito importante. Sou um crÁ­tico, e não É de agora sim de anos atrás, do sistema de medição do IBOPE, que É um monopólio odioso e perigoso. Ele pertence a uma cadeia de centrais de midia que são os mesmos que definem a pauta publicitária. Por conta deste esquema acabaram com a criatividade dos publicitários e isto vem se convertendo em um negócio financeiro onde uns poucos repartem a torta.”

A maneira a qual calculam (a audiência) não me dá confiança. Quando se soma todos os aparelhos em que É possÁ­vel assistir Á  nossa emissora É necessário contar televisores, smartphones e tablets que são cerca de 50 milhões de aparelhos. Frente a esta realidade, há 1.100 medidores de audiência instalados em igual nÁºmero de casas durante quatro anos. Quando se filtra a quantidade de televisores ligados em um determinado momento de boa audiência eles concluem que a audiência de uma população de 49 milhões de habitantes pode ser representada por 200 medidores, nada mais.

Isso não É confiíel, entre outras por que não está incluÁ­dos aparelhos diversos Á  televisão pois eles não os enxergam. A margem de erro neste caso dos canais a cabo chega quase a 100%. Isso faz com que as centrais de mÁ­dia repartam a torta com quem lhes dá uma comissão. Por este motivo, esta semana mandamos uma carta anunciando nossa saÁ­da do IBOPE, pois eles estão três passos atrás da realidade.

Arango ainda disse que É caso de investigação de cartÉl pela Superintendencia de Industria y Comercio pois a alternativa É contratar a medição do Nielsen que pertence ao mesmo grupo dono do IBOPE.

Arrumar confusão com emissoras É uma das especialidades do Ibope, atÉ o Silvio Santos já se irritou com a metodologia de medição de audiência deles e disse que ninguÉm nunca viu e nem conhece a tal caixinha de medição que o Ibope afirma instalar na casa de algumas famÁ­lias brasileiras para mediar a audiência em tempo real. Veja a matÉria em:

Silvio Santos duvida que existe aparelho de medir IBOPE da tv… Confira foto do aparelho aqui!

Você pode ler a entrevista completa de JosÉ Roberto Arango no seguinte link: http://www.eltiempo.com/economia/empresas/presidente-de-rcn-television-dice-que-es-falso-que-este-quebrado-184046.