Jornal Nacional tem pior ano da sua história em termos de audiência

363

A audiência do Jornal Nacional está fazendo o casal de âncoras William Bonner e Renata VAsconcelos se desesperarem, para piorar ainda mais a situação da udiência ruim jo Jornla Nacional, é importante que você saiba que não estamos falando apenas de um dia isolado de baixa audiência, estamos falando da média anual de audiência daquele que por décadas foi o principal programa da tv no Brasil.

Mas calma aí, é pior ainda, a audiência do Jornla Nacional que se manteve baixa durante o ano de 2021 está caíndo ainda mais neste final de ano.

A avaliação do momento tenebroso vivido pelo Jornal nacional é feita em cima de dados divulgados pelo Kantar Ibope, que eu suspeito que pode ser que tenhma até mesmo dado uma certa melhorada na situação do Ibope do JN, escolhendo uma metodologia favorável ao jornlístico.

Mas vamos entender a média de audiência do Jornal Nacional antes que o horário do programa seja vendido para um Polishop da vida, pela Globo.

Em 2001, quando o telejornal ainda contava com grande autoridade entre os brasileiros, o Jornal Nacional teve média anual de 38,5 pontos e share de 63,3%. Este último dado, segundo a Kantar Ibope, significa que pouco mais de 6 em cada 10 televisores ligados no Brasil estavam sintonizados no Jornal Nacional.

Em 2004 a undiência do JN foi ainda melhor, batendo seu recorde histório com 41,1 pontos e 67,7% de share.

Já em 20015 o jornal começou a dar sinais de perna bamba, com 24,7 pontos de audiência anual e 39,7% de share. De lá até 2018 o JN deu uma recuperadinha mas de lá para cá a situação tem sido de ladeira abaixo.

Em 2021 o Jornal Nacional marcou o pior ano da sua história, desvalorizando ainda mais o “horário nobre” da Globo. 24,4 pontos de média de audiência anual e 37,7% de share.

Interessante é que a diretoria da Globo já conseguiu detectar os motivos da má fase do Jornal Nacional, cuja audiência neste mês de dezembro tem sido ainda menor que a sua média deste ano de 2021. A emissora diz que as plataformas de streaming e as redes sociais tem ganhado a atenção do público, frente À tv convencional. Ou seja, a qualidade do Jornal Nacional, na atualidade, continua tão alta quanto à que ele apresentava no início do milênio, onde batia recordes de audiência.

O que você acha disto?

Compartilhe esta notícia e continue no GPS.Pezquiza.com.