O que será da Globo com a seleção fora da próxima Copa do Mundo?

970

Segundo pessoas que trabalham dentro da própria Rede Globo a onda de desespero anda tomando conta da direção de esportes da emissora, isto por que É bastante províel que a seleção brasileira não consiga se classificar para a próxima Copa do Mundo de Futebol.

Esta tragÉdia anunciada, mais que constranger os brasileiros que ainda amam futebol, pode ser o inÁ­cio do fim da farsa econômica que É hoje o futebol brasileiro, que por enquanto ainda É financiada com o poder publicitário da Rede Globo.

A cada ano o futebol brasileiro piora e mesmo assim a Rede Globo fatura cada vez mais vendendo as transmissões de campeonatos de futebol brasileiros como se fosse a oitava maravilha do mundo.

As duas Áºltimas derrocadas da Seleção Brasileira já deixaram bem evidente que o futebol brasileiro está longe, muito longe de voltar a ser a melhor seleção de futebol do mundo.

Mas a tragÉdia que se anuncia agora pode ser ainda pior para os negócios da Globo no mercado do futebol, pior ainda que os 7 a 1 impostos pela Alemanha Á  Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Brasil.

Pior por que vai deixar claro, de uma vez por todas, que nem mesmo na AmÉrica do Sul o Brasil tem um selecionado capaz de ficar entre as seis melhores seleções regionais.

O Brasil fez feio na Copa AmÉrica? Pois É, nada mais que um espelho dos jogos feios que estão sendo apresentados no Campeonato Brasileiro de Futebol.

É esse o futebol que vale uma assinatura mensal R$ 75 pelos canais PFC? É esse futebol que vale cota de publicidade de 300 milhões de reais que pagam as grandes empresas que anunciam no Futebol na Globo?

Claro que não senhores, e a própria Rede Globo já sabe disto e sabe o quanto vai ficar difÁ­cil vender a magia do futebol brasileiro se a pá de cal da eliminação da próxima Copa do Mundo cair sobre a seleção brasileira.

Quantos bilhões de reais a Rede Globo vai deixar de faturar com esta tragÉdia?

O que se diz a boca miÁºda É que a emissora já pediu Á  cabeça de Dunga e a convocação de uma Seleção Brasileira com talentos verdadeiros e não este selecionado patrocinado por grandes empresas de marketing esportivo para negociar jogador com valores estratosfÉricos pós campeonatos e vender a camisa da selação.

Mas os três meses que faltam para começar as eliminatórias da Copa são um perÁ­odo muito curto para tampar todos os buracos desta barca furada que se tornou a seleção brasileira.

E pra pisar de vez na cabeça ainda tem que enfrentar a sede da Fox e do Grupo Turner que estão querendo fazer de tudo para alavancar os seus canais Fox Sports e Esporte Interativo, inclusive se unir para tirar o futebol que hoje pertence Á  Rede Globo.

Eles de lá não tem uma economia em crise como a Globo tem de cá, e o futebol lá está numa incrÁ­vel ascenção, com empresas investindo pesado no esporte e renda mÉdia de pÁºblico de 46 mil pagantes nos estádios. Os clubes brasileiros já descobriram isto e estão cada vez mais indo fazer prÉ temporada em solo norte americano.

Enquanto isto no Brasil do futebol da Rede Globo…