Globo perdeu de novo e exclusividade da Copa 2022 não será só da Globo

371

Globo perdeu mais uma e é obrigada a amargar o fim da exclusividade de mais uma atração sagrada da emissora: a transmissão da Copa do Mundo.

Para quem achava que ía começar a sobrar dinheiro na Globo depois de muitas demissões em seus quadros de artistas e demais atividades na emissora, depois da integração dos diversos negócios da emissora no que foi descrito pelo marketing como “uma só Globo”… bem, o dinheiro continua faltando nos cofres do grupo Globo e a tendência para 2022 é diminuir mais ainda.

Por estar vendo a luz se apagando no fim do túnel, a Globo resolveu chamar a Fifa, detentora dos direitos da Copa do Mundo, para a mesa de negociação a fim de pedir um abatimento no valor acordado para a exclusividade de transmissão da Copa do Mundo 2022 para o público brasileiro. Até então a emissora tinha conseguido exclusividade para todas as mídias em vídeo no Brasil: tv aberta, tv fechada e internet.

Na negociação a Fifa até concordou em receber um pouquinho menos da Globo, mas… mas para isto a emissora brasileira se viu obrigada a abrir mão da exclusividade de transmissão da Copa do Mundo 2022, para os brasileiros, na internet. Dessa forma a Fifa irá oferecer esses direitos de transmissão via internet para outras emissoras que atuem no mercado nacional, o que deve gerar uma situação inusitada para esta ou estas emissoras que resolverem comprar os direitos de transmissão da Copa 2022 via internet.

Acontece que a(s) emissora(s) que comprarem tal direito terão que se limitar a transmitir pela rede de computadores, estarão proibidas de transmitir em seus canais fechados ou abertos. Imagina então a emissora fazendo propaganda dos jogos que irá transmitir somente via internet, em seu canal na tv fechada ou aberta. Mais estranho ainda será se (e deve acontecer) a emissora decidir, no horário dos jogos da Copa 2022 que for transmitir, colocar na sua transmissão convencional na tv fechada ou aberta um aviso para que o espectador vá para a plataforma online da emissora para assistir ao jogo que está sendo transmitido.

Será uma situação bem inusitada, não é mesmo?

É difícil dizer o quanto de audiência da Copa do Mundo 2022 a Globo irá perder para outras emissoras que comprarem o direito de transmissão via internet, mas uma questão técnica pode ser a salvação da Globo: se houver um delay grande entre a recepção via tv convencional e a transmissão via interrnet há uma grande chance de que os espectadores prefiram assistir aos jogos da Copa do Mundo via tv aberta ou tv fechada, em detrimento da transmissão via internet.

Explcando melhor: se o seu vizinho estiver assistindo ao mesmo jogo que você e no momento de uma jogada importante você perceber que ele está reagindo euforicamente alguns segundos antes de o lance que provocou a reação aparecer para você que está assistindo via internet, é sinal de que na recepção dele, via tv convencional, está chegando os lances bem antes que os mesmos estão sendo mostrados para você.

Assistir futebol com esse detalhe chato não é nada bom, não é mesmo? Esse é o tipo de detalhe que pode “forçar” o espectador a voltar para a Globo, mesmo a contragosto.

Qual a sua opinião sobre este assunto? Agora que haverá concorrência para as transmissões da Copa do Mundo para a Globo você vai preferir assistir onde, na Globo ou em algum concorrente dela via internet?

Compartilhe esta matéria com seus amigos para fortalecer o nosso trabalho e continue no GPS.Pezquiza.com. Valeu!