Jogo para smartphone Pokemon Go coloca vida de usuários em risco

629

Há poucos dias foi lançado nos Estados Unidos um jogo que logo se tornou o aplicativo mais baixado oficialmente nos smartphones dos americanos de todas as idades, o jogo Pokemon Go.

Eu digo mais baixado oficialmente por que o jogo também pode ser baixado de modo pirata tanto nos Estados Unidos como em diversos outros países onde ele ainda não está disponível, como no Brasil, por exemplo.

O jogo Pokemon Go, nos últimos dados divulgados pela desenvolvedora oficial do aplicativo, já havia sido instalado em 5% dos smartphones americanos… Sim, isto é muito, é tanto que fez o valor da empresa que desenvolveu o game dar um salto e passar para 9 bilhões de dólares.

O problema disto tudo, no entanto, é que o jogo Pokemon Go tem colocado seriamente a vida dos jogadores que o instalam em risco.

Para quem não faz ideia de como é a dinâmica do universo Pokemon, que é abreviação de Pocket Monster, na tradução Monstro de Bolso, no universo do desenho animado os pequenos monstrinhos estão livres no meio ambientes e quem os quer ter precisa usar um equipamento chamado Pokebola para captura los e então passar a ser o treinador do Pokemon que é colocado para batalhar contra outros Pokemons em arenas de luta, a cada batalha o Pokemon vai se aperfeiçoando para que possa evoluir.

No universo dos Pokemons já existem milhares destes monstrinhos de bolsos de especies diferentes.

Espero não ter ofendido nenhum nerd com este meu resumo do que são os Pokemons, mas ele é necessário para se entender o por que do jogo Pokemon Go estar a em risco vida dos jogadores que o estão instalando em seus smartphones.

É o seguinte, o sonho de todo fã dos Pokemons é ter uma Pokebola e capturar Pokemons por aí pelo mundo, e é exatamente isto que o game Pokemon Go permite.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

Ele é um game que usa a tecnologia de realidade aumentada e com a ajuda da câmera do seu smartphone e do GPS, mostra Pokemons à solta no ambiente onde o jogador está interagindo e disponibiliza uma Pokebola para o jogador tenta capturar este Pokemon.

Se você não sabe o que é Realidade Aumentada, aqui no GPS.Pezquiza.com tem uma matéria muito boa falando sobre ela e também sobre a Realidade Virtual, leia ela clicando no link a seguir: A diferença entre a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual.

Acontece que a coisa não é tão simples assim, quando eu digo ambiente não é que os Pokemons aparecem no aplicativo aos milhares dentro da sua casa, eles teimam a aparecer pouco, gostam de aparecer em locais públicos e, como não poderia deixar de ser, fogem das pokebolas virtuais dos jogadores.

Os Pokemons virtuais do game Pokemon Go fogem do usuário por dezenas de metros, centenas de metros e às vezes até por quilômetros.

Para capturar os Pokemons é necessário ficar prestando atenção na tela do smartphone e literalmente correr atrás dos monstrinhos.

Desta maneira nos Estados Unidos estão sendo relatados milhares de jogadores de Pokemon Go andando igual uns malucos no meio da rua, atravessando ruas com transito pesado sem prestar atenção no que estão fazendo e até mesmo se jogando em lagos, se embrenhando em florestas, correndo riscos de cair em penhascos, perseguindo os Pokemons virtuais dirigindo seus carros como malucos e outras tantas loucuras, tudo isto por que não conseguem parar de jogar o game Pokemon Go e tomam a realidade aumentada que ocorre no game como se fosse uma ação no mundo real mesmo.

O game Pokemon Go se tornou uma febre, tem sido incentivado nas redes sociais e no Youtube pelos gamers mais famosos e a tendência é que esta que até agora é a mais bem sucedida e perigosa experiência de realidade aumentada em todo o mundo se torne uma febre em todo o mundo.

Lá na América já ocorreram atropelamentos e até prisões por que os jogadores mais viciados em Pokemon Go não se impôem limites no uso do game.

Deus tenha dó dos brasileiros quando o Pokemon Go for lançado por aqui.