CELULAR DA VOVÁ“ – COMO FAZER O SEU

1460

Quero compartilhar com você uma história engraçada que aconteceu aqui em casa e imagino que acontece na casa de milhões de brasileiros e está relacionada ao uso de celulares (smartphones) por pessoas idosas.

É inegíel que os idosos estão encantados com os smartphones, o deslumbre É muito parecido com o de dar um celular na mão de uma criança, eles começam a descobrir alguns aplicativos interessantes e pronto, passam o dia todo com o aparelho na mão e comentando sobre o que descobriram no Youtube, numa ou noutra rede social e gravando mensagens de áudio de cinco minutos para enviar para os conhecidos.

Conheço vários idosos próximos que estão “nessa onda”.

O smartphone da minha sogra, que era um modelo já um pouco antigo, começou a falhar e ela estava triste pois queria um celular novo pra não perder o passatempo. Foi então que a minha esposa viu uma promoção do Samsung A10, tela de 6,2″ que É um tamanho excelente para quem já está com a visão mais fraca, e comprou o aparelho para ela. Chegou toda feliz em casa, deu o aparelho de presente para ela e o que ouviu?

– Ah, eu queria que fosse o celular da vovó…

Aqui em casa começou a polêmica e a especulação pois ninguÉm sabia o que era o tal celular da vovó que a vovó estava querendo. Uns dois dias depois a minha esposa estava assistindo tv e me gritou:

– Vem aqui, corre, olha o celular da vovó.

Estava passando uma propaganda, estilo polishop (mas empresa É outra), mostrando um smartphone com os Á­cones gigantes, nÁºmeros no discador do aplicativo de ligação gigantes, nÁºmeros da calculadora gigantes, contatos com fotos grandes e por aÁ­ vai.

Confesso que como produto eu achei a ideia sensacional, É o perfeito uso da melhor estratÉgia de marketing existente: detectar um problema existente para um determinado grupo de pessoas e oferecer um produto bem formatado que resolva esse produto. Está de parabÉns a empresa que está ofertando esse produto apelidado de “celular da vovó”.

Mas falando da parte conceitual do produto, o que está sendo vendido, como eu disse acima, É a interface Android que torna mais confortíel o uso do smartphone por pessoas de mais idade ou que tenham dificuldades visuais maiores. Ou seja, a parte mais importante da história É a modificação feita no firmware, no sistema operacional Android, para que as mudanças visuais ocorram nos Á­cones dos aplicativos e demais funcionalidades mais usadas pelos idosos.

Ora, se a modificação É no software que forma a parte visual do Android, tambÉm conhecido como launchers, e na loja de aplicativos do Android existem centenas de launchers diferentes para que a interface do Android fique parecido atÉ mesmo com a do iPhone, não haveria então um launcher que transformaria qualquer celular Android no celular da vovó?

Sim, existe, e se o idoso que convive com você já tem um celular e gostaria de ter um celular da vovó, você não precisa vender o celular atual dele e comprar um celular da vovó em troca, basta que você instale o aplicativo que transforma o celular atual dele no celular da vovó.

É bem fácil encontrar esse tipo de aplicativo no Google Play, como exemplo eu achei aqui o aplicativo Big Launcher, que inclusive tem um vÁ­deo de publicidade muito semelhante ao vÁ­deo de publicidade do produto celular da vovó. Veja o link para o Big Launcher no Google Play:

BIG Launcher – aplicativo que transforma celular comum no celular da vovó

Esse É só um dos exemplos de aplicativos que transformam a interface do Android em uma interface facilitada para pessoas idosas, no Google Play há diversos aplicativos com funcionalidades diferentes, vale a pena dar uma boa pesquisada para encontrar o que melhor se enquadra no uso da pessoa que usará o smartphone.

Para iOS tambÉm existe este tipo de aplicativo, como exemplo: Senior PHone.

Vale relembrar que o aplicativo irá modificar a interface do smartphone, deixando os Á­cones grandes e outros modificações, então não fique instalando em qualquer smartphone para não causar desespero em que não sabe como desinstalar o aplicativo para voltar Á  interface convencional.

Abaixo você assiste ao vÁ­deo mostrando como É o Big Launcher.

Valeu!

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aÁ­ vai!

.