A diferença entre a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual

1148

Recebi a seguinte pergunta do nosso leitor Pedro Ivo por e-mail:

“Gostei das Áºltimas matÉrias que falavam sobre realidade virtual mas queria que você explicasse de maneira fácil a diferença entre a realidade virtual e a realidade aumentada”.

Pedro, realmente eu tenho me envolvido um pouco mais com realidade virtual nestes Áºltimas semanas, estou fã, muito fã, nos próximos dias vou em São Paulo e pretendo gastar uma graninha lá na Santa Ifigênia se encontrar um óculos melhor que o Google Glass para eu continuar minha diversão com a realidade virtual.

Mas vamos ao nosso foco, a maneira mais fácil que eu acho que você vai conseguir entender a diferença entre Realidade Aumentada e Realidade Virtual É a comparação entre dois filmes que fizeram sucesso nos cinemas.

O filme que mostra com muita clareza a Realidade Aumentada É Homem de Ferro, naqueles momentos em que o personagem principal, Tony Stark, manipula imagens 3D que são geradas pelo seu computador quando ele está trabalhando em seu laboratório.

É bem claro que aqueles elementos que aparecem para ele no laboratório são apenas imagens geradas por computador, mas ele consegue interagir com estas imagens como se os elementos realmente estivessem alÁ­.

Mas por falar em realidade aumentada a Microsoft deu um show recente sobre este assunto ao apresentar o seu novo produto HoloLens, que É um óculos de realidade aumentada que promete ser uma revolução quando for lançado.

Confere abaixo o vÁ­deo incrÁ­vel que a Microsoft fez para demonstrar o que É o HoloLens



Algumas das caracterÁ­sticas mais importantes da realidade aumentada são:

– Combinar o mundo virtual com o mundo real

– O usuário continua a interagir e ver normalmente o mundo real enquanto interage com o mundo virtual.

– ÁŠnfase na qualidade da imagem e capacidade de interação entre o usuário e a imagem gerada virtualmente.

– Envolvimento sensorial para aumentar a sensação de interação com as imagens virtualizadas.

Já a Realidade Virtual pode ser vista num nÁ­vel altÁ­ssimo no filme SharkBoy e Lavagirl, sucesso entre as crianças.

Nesse filme os personagens entram totalmente em um mundo gerado por computador, e então se percebe as principais caracterÁ­sticas da Realidade Virtual.

– Não há mundo real, tudo o que se vê É mundo virtual.

– Não há interação com o mundo real e pode haver ou não interação com o mundo virtual.

– O envolvimento visual É mais impactante que o dos outros sentidos mas É muito potencializado pela audição, por exemplo.

A melhor maneira de se entender a Realidade Virtual É mesmo testando ela atravÉs de um óculos e um aplicativo que a utilize bem, como o street view, por exemplo.

AtÉ a próxima.