Cuidado, a bateria do seu celular pode ser usada para rastrear você

2385

Um estudo feito pela Universidade de Stanford com apoio da Rafael LTD demonstra que É possÁ­vel rastrear a localização exata de um telefone celular que esteja com os seus sistemas de localização desligados simplesmente analisando os dados de consumo da bateria deste telefone.

A localização É feita atravÉs de um aplicativo que analisa o consumo da bateria do telefone e usa as credenciais de acesso do telefone aos rede de retransmissores para informar onde se encontra o aparelho.

A explicação dada pelos pesquisadores É a seguinte, a bateria do telefone descarrega mais rápido ou mais devagar de acordo com a distÁ¢ncia que o usuário se encontra das torres de telefonia celular, entregando desta maneira a localização do usuário do telefone.

O aplicativo desenvolvido em Stanford leva em consideração que a consumo da bateria pode estar sendo provocado pelos diversos aplicativos instalados no aparelho e compensar este consumo para só então calcular a localização do celular.

Não se trata de usar sistemas como o A-GPS, que triÁ¢ngula o sinal das torres de telefonia para localizar o aparelho, a localização É mesmo feita a partir dos dados de consumo da bateria de aparelho.

E por que isto É importante? Você deve estar perguntando.

É importante por que não há como desligar este tipo de rastreamento no celular e atualmente há no Google Play mais de uma centena de aplicativos que analisam os dados de consumo da bateria do celular.

Se estes aplicativos fazem algum outro uso dos dados analisados não foi objeto do estudo mas isto levanta uma grande questão: a bateria do seu celular pode estar sendo usada para rastrear a sua localização sem o seu consentimento.


rastrear-bateria-celular