Adianta anotar o IMEI do seu smartphone e como se proteger se o smartphone for roubado?

1633

Acabei de receber a informação que o Jornal Nacional fez uma reportagem falando para os donos de smartphones anotarem o nÁºmero IMEI de seus telefones para o caso de terem este telefone roubado poderem pedir o bloqueio do aparelho nas operadoras de telefonia móvel.

Teoricamente o telefone ficaria inutilizíel já que É o nÁºmero IMEI que identifica aquele aparelho na rede da operadora de telefonia móvel e permite que, junto com o nÁºmero do chip que você compra da operadora, se complete uma ligação de voz e outros serviços oferecidos pela operadora, como a internet móvel e a troca de SMS.

A reportagem mostrou um aparelho que permite a troca do IMEI dos smartphones e que É bastante efetivo nesta missão, no entanto, e infelizmente para nós cidadãos comuns, não É necessário nenhum aparelho especial para trocar o IMEI dos aparelhos, na maioria dos casos basta o cabo de dados do aparelho e o uso de um software especialmente projetado para a troca de IMEIs dos celulares para conseguir executar esta missão.

Estes softwares pesquisam uma base de dados de IMEIS bloqueados por diversas operadoras e de IMEIs válidos para clonar um outro IMEI válido e desbloquear um celular roubado ou encontrado e não devolvido.

Então o bloqueio do IMEI acaba não sendo um mÉtodo tão garantido para inutilizar um smartphone roubado como deveria.

Por isto É bom que você adote algumas medidas simples para se proteger caso o seu celular seja perdido ou roubado, para evitar uma invasão de privacidade.

1 – use uma senha forte para bloquear o seu smartphone, É bom que nem pessoas que lhe conhecem muito bem consigam descobrir a sua senha, os mÉtodos de bloqueio alfanumÉricos são mais efetivos que aquela mÉtodo de deslizar o dedo sobre a tela do celular pois a senha deste Áºltimo mÉtodo É mais fácil de ser descoberta.

Pesquise sobre como criar uma senha muito forte para o modelo do seu smartphone.

2 – Instale um aplicativo rastreador do tipo Find My Phone (Encontre meu Telefone) para que o seu smartphone denuncie o local onde ele está sendo conduzido, alguns aplicativos do tipo conseguem se esconder no chip do aparelho e continuar a enviar as informações para você mesmo que algumas modificações sejam feitas no seu smartphone, faça uma pesquisa por aplicativos de rastreamento Find My Phone compatÁ­veis com o seu smartphone, no caso de o seu smartphone ser roubado e você der sorte este aplicativo irá denunciar onde está o seu smartphone.

3 – Cole uma anotação pelo lado de dentro da tampa traseira do seu celular, se ela for removÁ­vel, com o seu nome e um e-mail de contato, se o celular for perdido e você der a sorte de ele ser encontrado por uma pessoa honesta, ela terá como entrar em contato com você para lhe devolver o aparelho, mas lembre-se, sempre marque o encontro em um local de grande movimento pÁºblico e gratifique a pessoa mesmo se ela disser que não quer nada.

4 – Use um drive virtual para fazer o backup automático de fotos, vÁ­deos e outros arquivos importantes do seu smartphone. Opte por usar serviços que lhe ofereçam um grande espaço de armazenamento pois com certeza você vai precisar. Se o seu celular sumir você não vai precisar se preocupar em ter perdido os arquivos mais importantes que só estavam salvos nele.

5 – Por Áºltimo anote o nÁºmero IMEI do seu smartphone, vai que o ladrão que roubou o seu celular ou a pessoa que a encontrou caiam na bobeira de usar ele sem se preocupar em fazer a troca do IMEI…