Alguém aí já viu o Ginga da TV Digital em funcionamento e utiliza o Ginga?

6919

O governo brasileiro quer empurrar o Ginga goela abaixo dos telespectadores contemplados pelo Programa Bolsa Família.

A previsão é de que nos 14 milhões de conversores de tv digital terrestre a serem distribuídos para os contemplados pelo Bolsa Família, estará instalado o novo padrão software de interatividade da tv digital terrestre brasileira, o Ginga C.

A maior diferença entre o Ginga original e o Ginga C, padrão que foi aprovado ontem com ressalvas e discordâncias pelo Fórum da TV Digital, é a capacidade de fazer o download de dados através do sinal digital terrestre, o que não era possível na primeira versão do Ginga, em que a tv precisava estar conectada à internet utilizando um dongle nas primeiras versões ou com hardware embutido nas tvs mais atuais.

O que o governo deseja é que os usuários do Ginga acessem informações do programa e-cidadania, sobre a atuação do governo nas áreas da saúde, educação, previdência social e outras. Como teoricamente a maioria dos usuários do Bolsa Família não tem acesso à internet, o acesso aos dados de interatividade através da radiodifusão resolverá o problema.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Não será possível, no entanto, através do sinal digital terrestre, enviar dados de volta para aumentar a interatividade, problema que será possível resolver ligando o conversor digital terrestre na internet ou usando um dongle para internet móvel. Neste caso o usuário do aparelho terá que comprar o dongle e pagar a conexão de internet.

Os principais fabricantes de televisores atuando no Brasil, AOC, Samsung, LG e Sony, protestaram contra a mudança de padrão do Ginga pois não houve nenhum teste de campo para confirmar que o Ginga C realmente é funcional.

Mas a grande questão que fica no ar, e aqui eu faço a pergunta aos leitores do GPS.Pezquiza.com, é, alguém aí já viu o Ginga da tv digital terrestre brasileira e utiliza realmente esta funcionalidade de interatividade?

Não que o Ginga seja ruim ou que não acrescente uma funcionalidade interessante às transmissões digitais terrestres, a grande questão é que nem as emissoras, nem os fabricantes de televisores e muito menos o governo federal, que ama tanto o Ginga, fazem questão do aplicativo de interatividade nas televisões vendidas no Brasil, fazem alguma coisa para despertar no telespectador o interesse pelo Ginga.

Eu mesmo nunca vi pessoalmente em funcionamento e nem tive interesse em usar a interatividade proporcionada pelo Ginga.

E você, já usou ou tem interesse em usar o Ginga?

Se você não sabe como é a interatividade que o Ginga acrescenta à transmissão de tv digital terrestre, confere o vídeo abaixo.