Usar estabilizador de energia não adianta nada, fazer o que?

1692

Obrigado ao nosso leitor Neto França que nos pediu para comentar a reportagem do Techmundo sobre os estabilizadores de energia.

O Techmundo contactou um doutor em Eletrônica de Potência para testar os estabilizadores e dar o veredicto sobre o real funcionamento deles e a conclusão foi triste, assim como muitos produtos vendidos para nós, brasileiros.

Os estabilizadores deveriam fazer exatamente o que o nome do produto diz, manter a energia em patamares confiíeis mesma se a tensão vinda da rede elÉtrica oscilar abaixo ou acima da tensão de saÁ­da do estabilizador. A isto se dá o nome de estabilizar a tensão elÉtrica.

Na prática o estabilizador não faz nada disto.

Mas É pior ainda, atÉ mesmo proteger os aparelhos dos surtos de energia da rede elÉtrica o estabilizador É ruim pois o tempo de resposta deles, ou seja, o tempo que eles levam para queimar o próprio fusÁ­vel antes que o surto de energia consiga alcançar os aparelhos que o estabilizador deve proteger, É muito alto.

Na prática isto quer dizer que o estabilizador de energia deixa passar as distorções de energia que podem danificar os equipamentos de deveriam ser protegidos.

E para que mesmo servem os estabilizadores, pra nada? Se formos considerar as reias funções dele, o estabilizador de energia não serve pra nada, mas se formos considerar que ele tem umas quatro tomadas de saÁ­da, ele serve para ser usado como uma extensão pesada e muito cara.

A conclusão que a reportagem do Techmundo chegou foi de que os filtros de linha são mais eficientes, mas no entanto ainda não oferecem grande proteção aos eletrônicos.

Quem quer proteção de verdade tem que investir no mÁ­nimo em um Nobreak básico.

Como a muito tempo eu uso notebook, e teoricamente os notebooks já tem o seu próprio nobreak embutido, não me preocupo em comprar estabilizador, na verdade nem me lembro quando comprei um.

TambÉm uso um Mac Mini, o mini computador da Apple, ligado diretamente na tomada e não tenho preocupação de ele se queimar, estou confiando de que ele consiga se estabilizar tendo uma fonte bivolt de boa qualidade.

E você, usa estabilizador?


usar-estabilizador-de-energia-nao-adianta