TV BOX – PROIBIÇÃO DA ANATEL IMPULSIONOU A VENDA DE TV BOX PIRATA

7547

O que aconteceu depois que a Anatel resolveu reter as TV Box chinesas compradas por importação direta pelo próprio consumidor? Como eu já havia previsto lá na época em que iniciou a proibição: aumentou o mercado de comercialização das TV Box preparadas para a tv pirata no Brasil.

Esta afirmação, meus amigos, não é mera especulação mas sim fruto de questionamento ao mercado e a representantes de lojas chinesas que sempre estão em contato com os canais e sites de tecnologia aqui no Brasil, a fim de que estes façam review de seus produtos. Vamos então a algumas informações que qualquer um pode obter, bastando entrar em contato com o mesmo tipo de fonte que eu consultei e que são facilmente encontradas em sites como o Alibaba, Aliexpress e outros da China, bem como diversas lojas no Paraguai. Há mais um caminho aqui no Brasil que é usado por pessoas que fazem importações diretas, esse caminho eu preferi não tentar contactar para levantar informações, apesar de ser óbvio quando se visitam os locais de venda populares nos grandes centros urbanos, de que estas vias alternativas existentes no Brasil estão mais ativas que nunca.

Vamos então falar somente da barreira criada pela Anatel para bloquear o cidadão comum mas que não é impedimento para o importador “preparado”.

Atualmente, em se tratando de TV Box, cerca de 70% dos aparelhos que o consumidor tenta importar diretamente são barrados pela Anatel e enviados de volta ao vendedor. Isto quer dizer que 30% dos aparelhos ainda passam sem serem barrados? Sim, ainda passam cerca de 30% dos aparelhos, mas como se pode ver pelos números informados pelos representantes de grandes lojas online chinesas, importar TV Box no momento continua a ser uma loteria. Os fretes mais simples e demorados são os que passam mais aparelhos, no entanto, são os com maior índice de extravio, risco grande de quqlquer maneira.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Outra forma arriscada de importar mas que, por incrível que pareça, também tem um índice maior de TV Box liberados, é pedir mais de um aparelho no mesmo pacote (sim pessoal, por incrível que pareça), então junto ao TV Box se o importador pedir para vir uns dois relógios, um lâmpada de LED, uma daquelas pequenas câmeras esportivas parecidas com a Go Pro… ou seja, um pacotaço com uns cinco produtos, a chance do pacote ser liberado sem ser mexido é maior. Qual o problema dessa técnica? A chance de ser taxado também é aumenta, em geral você vai pagar uns R$ 250 de taxa pelo pacote todo, e há também uma chance, de cerca de 25% (informação que também me foi passado pelo pessoal das lojas da China), de que seja tudo devolvido ao vendedor só por que tem um TV Box alí no meio. Mas pacotes com essa quantidade de produtos, até uns cinco, não são tão abertos pela Receita quanto os pacotes que vem com apenas uma TV Box, apenas um relógio…

De qualquer maneira acaba sendo muito dispendioso comprar vários produtos só por que se quer comprar uma TV Box melhor da China não é mesmo?

O que ocorreu então desde que a Anatel começou a bloquear as TV Box? O mercado aqueceu para aquelas marcas que modificam as TV Box para que elas se comportem como receptores IPTV de tv pirata. Na realidade, surgiram novas marcas que vem se aproveitando tanto do Paraguai quanto de alguns caminhos aqui no Brasil.

Aqui eu gosto sempre de destacar que quando se fala de TV Box não estamos falando necessariamente de pirataria, nesse mercado há sim uma porcentagem interessante de consumidores de TV Box para consumidor conteúdo de aplicativos de vídeo formais, como Youtube, Netflix, Telecine HBO, Amazon Prime e tantos outros aplicativos oficiais de emissoras que estão nas operadoras de TV ou que estão vendendo seu conteúdo de forma direta ao consumidor. O consumidor de TV Box comum também gosta de jogos para Android, muitos dos quais estão tão sofisticados quanto para PCs e Consoles de Games. Além disto há diversos outros tipos de aplicativos de produtividade possíveis de serem instalados numa TV Box comum.

Você aí, que só pensa na pirataria, deve ter logo formulado na sua cabeça: mas tudo que se faz em uma TV Box comum também é possível numa TV Box modificada para receptor IPTV de tv pirata… Esse seu pensamento não condiz com a verdade, como eu já expliquei várias vezes aqui no GPS.Pezquiza.com. Uma TV Box preparada pelas diversas marcas para TV pirata vem com diversas travas colocadas por estas marcas para proteger o acesso aos servidores de conteúdo que são exclusivos de cada marca. Desta maneira elas travam a instalação de muitos aplicativos nestes aparelhos, liberando apenas alguns poucos aplicativos em uma loja de apps própria desta marca. Além disto, esses TV Box piratas costumam, em sua imensa maioria, ser feitos em aparelhos com uma configuração de hardware muito básica, que não daria conta de jogos pesados para Android, por exemplo, nem mesmo de algumas plataformas oficiais de video on demand que tem se tornado bastante exigente em termos de decodificação de vídeo.

E é este tipo de TV Box que tem aumentado a oferta aqui no Brasil e em lojas da tríplice fronteira. As lojas do Paraguai estão agradecendo à Anatel, foi o melhor presente para 2019 que a agência brasileira poderia ter feito para as lojas de eletrônicos de Ciudad del Este.

Ainda não há uma previsão de que esse bloqueio imposto pela Anatel contra o consumidor de importação direta irá acabar.

Enquanto há bloqueio dos bons aparelhos, o consumidor também fica com a visão bloqueada para as opções de uso legal dos aparelhos e é metralhado com ofertas de tv pirata através dos TV Box modificados que a Anatel não consegue barrar.

É para aplaudir ou não é? Me explica onde é mesmo que está se conseguindo combater ou desincentivar a pirataria da tv paga com essa estratégia?

Para melhorar a estratégia sites como o GPS.Pezquiza.com, que abordam o tema de maneira séria e pedem aos seus seguidores/leitores que não pirateiem a tv paga, são perseguidos, tem conteúdo obrigado a ser retirado do ar, recebem ameaças diversas, sem que ao menos as entidades que fazem esse tipo de pedido tenham lido ou assistido ao conteúdo. O mais estranho: sites e canais que publicam matérias ensinando a piratear e que ganham dinheiro com o variado comércio em volta da pirataria da tv paga, estão aí de boa, sem sofrerem retaliação alguma.

Muda ou não muda Brasil?

SIM, NÓS TEMOS TELEGRAM E SE VOCÊ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÍ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial