TELEVISÃO 4K OU FULL HD? QUAL ESCOLHER?

304

E aí, comprou a sua televisão antes do Natal ou está de olho nas promoções pós Natal para fechar a negociação e levar uma tela nova para casa?

Neste final de mês de dezembro aumentou o número de pessoas perguntando sobre aparelhos de televisão e para o meu espanto, muita gente ainda compra televisão só pelo tamanho da tela e pelo preço, não se interessando muito pela questão da resolução, contraste, aplicativos disponíveis e tantas outras igualmente importantes.

Uma coisa eu percebo das perguntas que recebe no meu e-mail, richardelima@gmail.com, que é o e-mail que sempre passo para o pessoa que queira enviar alguma dúvida. A possibilidade de comprar uma tela grande ainda tem um peso forte no mercado, principalmente entre as pessoas com menor capacidade financeira para comprar um televisor novo, ou seja, aquela pessoa que junta o dinheirinho ou vai comprar no carnê em muitas prestações é a que mais opta por tamanho de tela em detrimento a outros avanços tecnológicos.

Estas pessoas muitas vezes não acesso ou não sabem como conseguir conteúdo em resolução 4K para ver em seus aparelhos e em muitos casos nem sabem, nem conseguem, distinguir a diferença de imagem de uma tela 4K para uma tela Full HD. Elas sem alegam que acham bpm uma tela maior e ponto final.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Acontece que a tecnologia 4K, resolução 4K, melhora o detalhamento de imagem justamente para as telas maiores (que é o tamanho que as pessoas mais desejam), 50 polegadas ou mais, o rosto filmado de perto mostra mais os seus detalhes de rugas, detalhes dos olhos, contraste da maquiagem nas mulheres e por aí vai.

Outro detalhamento muito perceptível em uma tela 4K, bem melhor que uma tela Full HD, são os textos colocados nas imagens, quanto menor o texto na tela, mais perceptível é a diferença da tela 4K para o Full HD. Na tela 4K você consegue ler o texto pequeno (pequeno mesmo) sem maiores dificuldades, enquanto na Full HD ele começa a ficar uma imagem borrada, parecendo que o texto está desfocado, justamente por que a tela não conseguue mostrar detalhes menores.

Isso por que o que forma a imagem na tela da televisão são os pontos luminosos existentes na tela (pixels), quanto mais pixels mais detalhes é possível enxergar na imagem. A tela da televisão 4K tem quatro vezes mais pixels que a tela da televisão Full HD, só por esta quantidade de pixels a mais você entende o motivo da 4K conseguir mostrar mais detalhes que a tv Full HD.

Mas espera aí, não é só a resolução, tem também a questão da tecnologia presente na televisão para a apresentação na tela de cores mais vivas, do contraste entre o branco e o preto ser mais intenso, de a tecnologia mais recente numa tv 4K conseguir deixar mais bonita até mesmo uma imagem enviada para privilegiar a resolução HD ou Full HD, ou seja, comprando televisores Full HD e 4K semelhantes em nicho de mercado, a TV 4K de boa marca terá uma imagem superior à tv Full HD que você escolher.

Notem que eu coloco acima que se deve comparar os aparelhos destinados ao mesmo nicho de mercado, isso pelo motivo de, similar ao mercado de smartphones onde existem modelos mais baratos, intermediários e top de linha, cada um destinado a um público específico, disposto a desembolsar mais ou menos dinheiro pelo aparelho; no mercado de televisão é a mesma coisa. Há televisores para públicos diferentes, dispostos a desembolsar quantidades diferentes de dinheiro para comprar a sua tela com mais ou menos tecnologia embarcada.

Uma TV Full HD top de linha vai sim apresentar imagem e outros encantos que serão mais impressionantes que uma TV 4K das mais baratas. O problema é que uma TV Full HD top de linha, além de ter se tornado um item raro no mercado, terá o seu preço de venda similar ao de um carro zero km.

Então vamos nos focar naquele nicho de mercado que mais vende, os televisores fabricados para o público que deseja pagar o menor preço possível. Nesse nicho de mercado, sem dúvida, é sempre melhor optar por comprar uma aparelho 4K mesmo que você precisa completar a diferença com R$ 200 ou R$ 300 a mais para o mesmo tamanho de tela. Em se tratando de marca, há duas que irão ser as mais simples de se usar, levando em consideração a interface de Smart TV e os recursos nelas disponíveis. uma das marcas começa com “S” e vende muito celular e a outra começa com “L” e só tem mais uma letra em seu nome.

As outras marcas mais destacadas do mercado são ruins? Não, se você escolher uma boa marca também deverá ficar satisfeito, mas com o uso poderá ter que complementar a sua tv com um Chromecast, um TV Box ou aparelho do tipo. Já as duas marcas que citei acima te darão mais possibilidades de aplicativos que, por um bom tempo, devem dispensar o uso destes aparelhos.

Mas fique preparado para mais um detalhe: após um tempo de uso a função Smart TV da sua televisão se tornará incompatível com alguns aplicativos importantes, como o Youtube e a Netflix, da mesma forma que acontece com um celular mais antigo.

Para você entender melhor a diferença de detalhamento de imagem na tela de uma TV 4K em relação à tela de uma TV Full HD, sugiro que assista ao vídeo que colocarei abaixo, que gravei para o canal GPSPezquizaOficial, demonstrando justamente essa diferença. Esse vídeo já ultrapassou 170 mil visualizações e tenho certeza que você também gostará dele.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.