[Tecnologia] Atenção casais, estudo comprova que uso de telefones celulares pode reduzir contagem e qualidade de espermatozóides

513

Num relatório italiano publicado no Jornal de Andrologia (PDF), pesquisadores nos Estados Unidos e ao redor do mundo descobriram que a radiação eletromagnética de rádio-frequência (RF-EMR) emitida por celulares pode diminuir contagem de espermatozóides e causar danos à qualidade do esperma.

Embora ainda inconclusiva, a pesquisa concentra-se em vários estudos sobre o esperma humano e animal.

Para seres humanos, alguns dos estudos expuseram o esperma de voluntários não fumantes e saudáveis ​​à RF-EMR em um ambiente de laboratório, enquanto outros compararam a saúde do esperma de indivíduos que regularmente deixavam seu telefone celular em seu bolso da frente da calça com aqueles que não o fizeram.

Sobre o esperma que foi exposto à RF-EMR, mostrou-se diminuição da concentração espermática; motilidade (capacidade de um espermatozóide se mover em direção a um ovo), a morfologia (tamanho e forma dos espermatozóides); e viabilidade.

Da mesma forma, os indivíduos que levaram seu telefone no bolso tinha uma menor concentração de espermatozóides.

Dr. Joel Moskowitz, diretor do Centro de Saúde da Família e Comunidade na Escola de Saúde Pública da Universidade da Califórnia em Berkeley, disse à CNET que este é um assunto complexo que precisa ser mais pesquisado.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Por exemplo, é atualmente incerto que tipo de telefones celulares ou serviço de telefone, tais como GSM ou CDMA, causaria um impacto mais adverso. “Se mais pesquisas forem feitas, nós teremos resultados mais sólidos e os consumidores poderão ser apresentados a uma melh escolha”, disse ele. “Pode haver telefones celulares ou serviços que tenham menos impacto sobre os nossos órgãos reprodutivos do que outros.”

Embora não esteja claro como exatamente RF-EMR pode afetar o esperma, uma teoria é que quando os telefones celulares são mantidos a longo prazo no bolso da frente, eles geram calor que danifica o esperma no escroto (geralmente, os espermatozóides precisam permanecer cerca de 4 graus abaixo do normal temperatura corporal). Outros sugerem, no entanto, que a radiação do telefone RF-EMR penetra o tecido e interfere com a freqüência do corpo eletromagnético próprio em um nível celular, resultando em espermatozóides anormais.

“Crianças, adolescentes, adultos jovens, e especialmente mulheres grávidas devem tomar precauções e evitar manter o telefone celular próximo de seus órgãos reprodutivos e da cabeça”, disse Moskowitz. “Estas são as partes de nosso corpo que são altamente sensíveis à radiação do telefone celular. Esta é uma chamada de atenção para aqueles que tendem a deixar os celulares no bolso da frente.”