SUBARU PERDEU 293 VEÍCULOS POR ERRO EM UM ROBÔ NA FABRICAÇÃO

841

Olha só que informação alarmante, essa história de que é muito mais segura a fabricação automática de carros, que é feita com robôs em quase todo o processo de fabricação, é somente uma história mesmo.

A montadora Subaru informou esta semana ao mercado que no mês de julho último precisou retirar às pressas de suas concessionárias 293 automóveis Subaru Ascent 2019 que foram fabricados entre os dias 13 e 19 de julho. O motivo: falha no robô que soldava as portas na coluna central do veículo.

A falha na fabricação foi tão grave que a Subaru simplesmente deu perda total em todos os 293 veículos atingidos pela falha de fabricação, todos os carros foram triturados, segundo a montadora, esta ação ficou mais barata que o conserto que seria feito nos veículos. 9 Subaru Ascents com o erro de fabricação já estavam com o consumidor final e também foram recolhidos pela Subaru que informou que já providenciou a entrega de novos veículos aos clientes, sem nenhuma falha de fabricação.

Sabendo o relato do que era a falha na fabricação destes carros parece ser um erro simples, soldar a porta na coluna central do veículo, mas segundo a perícia feita em um dos veículos defeituosos, o erro transformava o Subaru Ascent em uma carro mortal para os seus ocupantes caso o veículo sofresse uma colisão.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

O problema da soldagem errada também não foi efetivamente culpa do robô e sim do programador que inseriu uma rotina errada no robô encarregado de fazer esta soldagem que provocou a perda destas duas centenas de veículos para a montadora. Outro fato chocante é que ela só foi descoberta por uma coincidência, um dos carros deste lote defeituoso passou por um teste minucioso executado por empregados da fábrica e eles então detectaram o defeito, este tipo de teste não é comum de ser feito, não só pela Subaru, mas por praticamente todas as montadoras de veículos no mercado.

Uma consultoria especializada informou que a maioria dos erros de fabricação em veículos ocorre por falha em algum robô no processo de montagem e que estas falhas são quase 100% provocadas por erro de programação.

Somente no ano passado as falhas em robôs de fabricação de veículos provocaram o recall em 8 milhões de veículos em todo o mundo. O número é impressionante mas há outro fator que é muito mais preocupante, foram 8 milhões de veículos com falhas detectadas pelas montadoras mas existem outro tanto com falhas ainda não detectadas, algumas destas que podem provocar acidentes sendo que alguns destes serão acidentes fatais e que não serão atribuídos à falhas de fabricação pois estas falhas não foram detectadas.

A Subaru fez o que era certo e assumou a perda de 293 veículos defeituosos, será que as outras montadoras também estão tomando este tipo de atitude?

SIM, NÓS TEMOS TELEGRAM E SE VOCÊ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÍ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial