SUBARU PERDEU 293 VEÁCULOS POR ERRO EM UM ROBÁ” NA FABRICAÁ‡ÁƒO

1493

Olha só que informação alarmante, essa história de que É muito mais segura a fabricação automática de carros, que É feita com robôs em quase todo o processo de fabricação, É somente uma história mesmo.

A montadora Subaru informou esta semana ao mercado que no mês de julho Áºltimo precisou retirar Á s pressas de suas concessionárias 293 automóveis Subaru Ascent 2019 que foram fabricados entre os dias 13 e 19 de julho. O motivo: falha no robô que soldava as portas na coluna central do veÁ­culo.

A falha na fabricação foi tão grave que a Subaru simplesmente deu perda total em todos os 293 veÁ­culos atingidos pela falha de fabricação, todos os carros foram triturados, segundo a montadora, esta ação ficou mais barata que o conserto que seria feito nos veÁ­culos. 9 Subaru Ascents com o erro de fabricação já estavam com o consumidor final e tambÉm foram recolhidos pela Subaru que informou que já providenciou a entrega de novos veÁ­culos aos clientes, sem nenhuma falha de fabricação.

Sabendo o relato do que era a falha na fabricação destes carros parece ser um erro simples, soldar a porta na coluna central do veÁ­culo, mas segundo a perÁ­cia feita em um dos veÁ­culos defeituosos, o erro transformava o Subaru Ascent em uma carro mortal para os seus ocupantes caso o veÁ­culo sofresse uma colisão.

O problema da soldagem errada tambÉm não foi efetivamente culpa do robô e sim do programador que inseriu uma rotina errada no robô encarregado de fazer esta soldagem que provocou a perda destas duas centenas de veÁ­culos para a montadora. Outro fato chocante É que ela só foi descoberta por uma coincidência, um dos carros deste lote defeituoso passou por um teste minucioso executado por empregados da fábrica e eles então detectaram o defeito, este tipo de teste não É comum de ser feito, não só pela Subaru, mas por praticamente todas as montadoras de veÁ­culos no mercado.

Uma consultoria especializada informou que a maioria dos erros de fabricação em veÁ­culos ocorre por falha em algum robô no processo de montagem e que estas falhas são quase 100% provocadas por erro de programação.

Somente no ano passado as falhas em robôs de fabricação de veÁ­culos provocaram o recall em 8 milhões de veÁ­culos em todo o mundo. O nÁºmero É impressionante mas há outro fator que É muito mais preocupante, foram 8 milhões de veÁ­culos com falhas detectadas pelas montadoras mas existem outro tanto com falhas ainda não detectadas, algumas destas que podem provocar acidentes sendo que alguns destes serão acidentes fatais e que não serão atribuÁ­dos Á  falhas de fabricação pois estas falhas não foram detectadas.

A Subaru fez o que era certo e assumou a perda de 293 veÁ­culos defeituosos, será que as outras montadoras tambÉm estão tomando este tipo de atitude?

SIM, NÁ“S TEMOS TELEGRAM E SE VOCÁŠ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÁ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial